( Foto: JTV) |
Nas últimas semanas, as cenas se repetem em frente às agências da Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas de Campos, mas poderia ser em qualquer outra cidade brasileira. Bem cedo, filas começam a se formar. São desempregados que contam com o auxílio de R$600 neste momento de pandemia do novo coronavírus. Com muitas atividades econômicas suspensas, trabalhadores tentam acessar o benefício para medidas prioritárias como comprar comida e pagar contas de água e luz. Estar nas filas não significa atendimento garantido.
A reportagem do Jornal Terceira Via registrou nesta terça-feira (28), a aglomeração de pessoas nas agências à espera de atendimento. Na Rua Tenente-Coronel Cardoso (Formosa) houve tumulto e protesto. Usuários foram informados que o sistema de informática do banco estava fora do ar, e , por isso, o atendimento estaria suspenso. A gerência da Caixa foi procurada, mas não confirmou a informação de que estava sem a rede de computadores funcionando. Imagens com as queixas e o fechamento da rua foram compartilhadas em redes
A Caixa Econômica Federal abre oficialmente ao público de 10h às 16h. Para tentar um bom lugar na fila, há pessoas que chegam antes mesmo das 6h da manhã. É o caso de Alessandro Souza, morador da localidade Três Vendas. Ele é pedreiro e está desempregado há um ano e dois meses. “Cheguei às 6h, consegui uma senha de número 509. Ontem, fui à Casa Lotérica para sacar o dinheiro, apesar de ter entrado na internet pelo aplicativo, me cadastrado e ter gerado uma senha on line. Na lotérica, disseram que estava inválido. Me orientaram para vir a Caixa e tentar sacar diretamente no banco”. O pedreiro conversou com a reportagem faltando pouco para 16h. Ou seja, ele aguardava por quase dez horas pelo atendimento.
O eletricista Leandro José está há nove meses desempregado. Ele também veio de Três Vendas para tentar receber o benefício. “Espero poder receber. Estamos desde 6h da manhã na fila. Dá uma angústia a gente esperar tanto tempo e não ter garantia de que vai receber os R$600”, comentou. Quem também aguardava com cansaço de quase dez horas na fila era o motorista desempregado João Batista da Silva. “Cheguei às 7h. Há um ano não consigo trabalho. Este dinheiro vai nos socorrer para emergência”, disse.
Nos próximos dias, enquanto durar a quarentena e o comércio e outras atividades essenciais não retornarem às à rotina normal de funcionamento, histórias como as de Alessandro, Leandro e João Batista vão se repetir nas longas filas das casas lotéricas e agências da Caixa.
Posicionamento da Caixa
Por email, a assessoria de imprensa da CEF informou não é necessária corrida às agências ou casas lotéricas para cadastramento, consulta ou saque do Auxílio Emergencial. O cadastramento pode ser realizado digitalmente pelo aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial e pelo site auxilio.caixa.gov.br. O acompanhamento da solicitação está disponível nesses canais ou pela central telefônica exclusiva 111. É possível conferir, inclusive, se o cadastro para receber o benefício foi aprovado.
Os beneficiários que receberam o crédito do Auxílio Emergencial na Poupança Social Digital já têm a possibilidade de saque do benefício em espécie. O saque será realizado nos caixas eletrônicos da CAIXA, nas unidades lotéricas e nos correspondentes CAIXA Aqui, de forma escalonada, de acordo com o mês
Na data prevista, conforme o calendário abaixo, os cidadãos terão esta opção habilitada no aplicativo CAIXA Tem, para geração de um código autorizador de saque.
Fonte: Terceira Via