quinta-feira, 2 de maio de 2019

Aos 90 anos, aposentada decide voltar a estudar e sonha com a universidade

(Foto:Renan Liu)
Aos 90 anos, completos no mês de março, Maria Amália voltou à sala de aula através da Escola dos Saberes. O projeto da Prefeitura de Campos e idealizado pela Superintendência de Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa) e Secretaria de Educação é pioneiro na América Latina e inovador na gestão Rafael Diniz. Com menos de uma semana de lançamento, outras parcerias já foram concretizadas na intenção de alcançar um dos objetivos do programa que é oferecer conteúdos transversais, além do regular do Ensino Fundamental. 

— Comecei a trabalhar muito nova, estudei, trabalhei anos e anos como auxiliar de consultório e quando me aposentei, pela segunda vez, minha filha ficou preocupada de eu entrar em depressão e disse que já tinha ouvido falar nas atividades físicas, que o Centro Dia oferece. Confesso que fiquei receosa em encontrar velhinhos e velhinhas. Mas, encontrei idosos ativos, espertos e animados. Mesmo tendo formação ginasial (atual 2º grau), me inscrevi na Escola dos Saberes por que quero chegar à universidade— afirmou a aposentada que está matriculada no Centro Dia, em Guarus. 

O Programa Escola dos Saberes é desenvolvido nas cinco Casas de Convivência (Tamandaré, Dores de Macabu, Travessão, Conselheiro Josino e Centro Dia do Idoso), de segunda a sexta. Pessoas a partir de 60 anos de idade podem se matricular em um desses pontos. Os professores são disponibilizados pela Smece, através da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que também cede um assistente social para acompanhar o desenvolvimento dos alunos.

Segundo a superintendente de Envelhecimento Saudável e Ativo, com Heloísa Landim, em Campos, 35% da população idosa não teve a oportunidade de receber o ensinamento educacional, pelos mais variados motivos. Ela afirma, ainda, que o prefeito Rafael Diniz e a vice-prefeita Conceição SantAnna pensam sempre no avanço da qualidade de vida dos idosos do município. 

— Vamos muito além do que a EJA. Com os conteúdos transversais, os idosos vão ter, inclusive, Educação Social, Economia Doméstica, Direitos e Deveres do Idoso, Educação para Saúde, Ancestralidade. No Centro Dia, por exemplo, será trabalhada a história do Quilombo de Custodópolis. Não são conteúdos da escola formal, porém são importantíssimos — destacou Heloísa, ressaltando que para a concretização dos conteúdos transversais já foi realizada parceria com a Superintendência da Igualdade Racial e Codemca (Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos).