Os 57 idosos da Associação Mantenedora Asilo do Carmo, que foram realocados para as dependências do Monsenhor Severino, receberam neste sábado (18) a visita do prefeito de Campos, Rafael Diniz, e da vice-prefeita, Conceição Sant’Anna. Durante a passagem pela instituição de longa permanência, conversaram com os idosos e percorreram novamente as instalações, que passaram por pequenos reparos antes da chegada do grupo.
Segundo Diniz, a obra do Solar Santo Antonio, onde fica o Asilo do Carmo, é uma conquista advinda de uma luta de anos. Enfatizou também o trabalho da vice-prefeita para que esse processo acontecesse e, além disso, agradeceu à diretoria do Monsenhor Severino pela recepção dos idosos.
— Conseguimos trazê-los para esse novo espaço através de aluguel, além de outras contribuições que já realizamos para que a tão esperada reforma do Asilo do Carmo possa acontecer. Enquanto gestor público, mas também como ser humano, temos sempre que cuidar e zelar por cada um deles. Hoje, saio sensibilizado em poder ofertar essa oportunidade aos idosos, na qualidade de vida e na dignidade de um espaço para que possam ficar enquanto as obras de restauração do Solar acontecem — destacou o prefeito.
A transferência dos idosos foi definida no último dia 2, durante audiência na 2ª Vara da Justiça Federal de Campos, onde o acordo foi homologado pela juíza Flávia Rocha Garcia. O motivo é o reparo emergencial do prédio do Solar — descupinização, escoramento da estrutura e reparos no telhado do casarão —, que será executado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com verba de emenda parlamentar, a partir do dia 20.
O vice-presidente do Monsenhor Severino, Rossini Peralva, falou que a chegada dos idosos veio para agregar na socialização entre eles.
— Como tudo é novo para eles, aos poucos eles vão se acomodando e agregando na interação. E o aluguel que receberemos nesse tempo vai proporcionar melhoria do espaço, além das já feitas pela Prefeitura — disse.
Já o presidente do Asilo do Carmo, Marcelo Azevedo, ressalta que está satisfeito com as novas acomodações.
— Estamos na fase de observação e de adaptação, junto com toda a nossa equipe multidisciplinar. Nesse espaço de tempo, faremos as obras no Asilo para melhor recebê-los. Agradecemos à Prefeitura pela oportunidade de nos conceder um espaço que atende as necessidades de cada um dos nossos pacientes — disse Marcelo Azevedo.
Esteve presente também o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Campos, Fred Machado, e durante a visita houve uma apresentação de teatro pelos alunos do curso do Instituto Federal Fluminense (IFF-Centro), organizado pelo estudante de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), Gabriel Siqueira.
Fonte:SupCom