Nesta sexta-feira (8), Lula (PT) disse que seus governos, somados aos de Dilma Rousseff (PT), realizaram mais obras no Acre do que todos os presidentes desde 1988 e “até mais do que Dom Pedro II”. A declaração foi dada durante evento em Rio Branco, capital do estado.
Em sua fala, no entanto, o petista cometeu um erro porque o Acre só foi incorporado ao Brasil em 1903, quando a monarquia já tinha caído.
O imperador Dom Pedro II morreu em Paris, na França, em dezembro de 1891, antes de o Acre ser incorporado ao Brasil. As informações são do Estadão.
“Eu e a Dilma fizemos mais do que [José] Sarney, Fernando Henrique Cardoso, Itamar [Franco], [Fernando] Collor, [Jair] Bolsonaro e até mais do que Dom Pedro II".
Em sua fala, Lula também afirmou que duvida que "os últimos 10" presidentes brasileiros tenham feito no Estado “10% das coisas” que ele e Dilma, mas apontou que só não fizeram "mais do que Plácido de Castro, que teve a coragem de lutar e criar o Estado do Acre".
“Quantas casas foram feitas no governo passado? Alguém, por favor, levanta a mão, se sabe de uma casa que foi feita. Cadê o emprego da Carteira Profissional Verde e Amarela? Cadê a Minha Casa Verde e Amarela?”, questionou o presidente.