sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Henrique Avancini participou da competição Magnificent Tour of Qinghai Lake


Henrique Avancini, da equipe Factor Racing, encarou um grande desafio no ciclismo de estrada no último mês, quando disputou, pela primeira vez, do “Magnificent Tour of Quighai Lake”, na China. Para ele, “é interessante disputar competições nessa nova carreira de ciclismo de estrada, pois é outra disciplina. São corridas bem únicas, em vários aspectos”.

Avancini conta que treinar em Petrópolis sempre foi muito bom, principalmente para o ciclismo de montanha, no qual está mais habituado. “Eu diria que temos uma das melhores, se não a melhor, pista do país, onde foi sediada a Copa do Mundo de Mountain Bike, em 2022. E para o ciclismo de estrada, nós temos boas opções. Óbvio que você está mais exposto ao trânsito local, mas é algo que a sociedade como um todo compreende de certa forma hoje, onde as pessoas entendem que ali é um espaço a ser compartilhado e que é possível compartilhar sem causar nenhum dano ou atraso à rotina de ninguém”, diz o atleta.

Entretanto, conta que nesta competição na China, não encontrou nenhuma escalada que fosse mais desafiadora, tanto pela inclinação quanto pela duração da montanha.

Ele conta que o maior desafio da competição foi a altitude extremamente elevada, e com oito dias de prova. “Já é uma altitude mais extrema considerando o esforço de competição, os atletas estão realmente fazendo força, andando numa demanda cardiovascular extremamente elevada”, explica.

A participação de Avancini incentiva muitos jovens a se envolverem no ciclismo, como conta ele, que considera muito gratificante ver o interesse e o início da prática do esporte por pessoas que o acompanham.

Para ele, Petrópolis é uma grande referência, pois “além de ser um celeiro natural para o Mountain Bike, a gente acaba se destacando nacionalmente como um bom lugar para viver enquanto ciclista”.

“Petrópolis tem muitas possibilidades. No ano passado foi nomeada como a Capital estadual do Mountain Bike, e eu espero que a gente possa ver mais ações, eventos e, principalmente, competições, seja de nível amador ou profissional, porque movimenta muito a economia local. Além de ser uma excelente vitrine da cidade para as pessoas poderem retornar, passar tempo na nossa cidade e movimentar o consumo de produtos e serviços aqui”, ressalta Avancini.

Nos 8 dias de provas, os atletas percorreram 1.325km, na região de Qinghai, que fica na parte alta da China. Foram mais de 20 equipes na disputa da competição.

“Espero que a gente continue revelando, incentivando e acompanhando o crescimento de atletas vindos de Petrópolis, e que atletas de fora do estado continuem vindo para cá para a prática desse esporte que deixa o praticante tão em contato com a natureza que é, graças a Deus, ainda muito presente e forte na nossa cidade”, conclui Avancini.