Parlamentares retomam os trabalhos na CPI das Câmeras e vivem expectativa sobre depoimentos na CPI da Transparência; Bacellar antecipa retorno e reúne servidores para confraternização e planejamento
O recesso parlamentar terminou, e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) retoma os trabalhos nesta segunda-feira (4) com uma intensa agenda nas próximas semanas.
A principal frente de atuação é a CPI das Câmeras, que marcou sua primeira reunião com depoimentos para a próxima segunda-feira (11). O colegiado investiga contratos da Prefeitura do Rio com empresas privadas responsáveis pela instalação de câmeras em áreas públicas.
Entre os nomes convocados estão diretores de empresas e ao menos um secretário municipal da gestão de Eduardo Paes (PSD). O presidente da comissão, deputado Alexandre Knoploch (PL), afirmou que a apuração vai focar especialmente em possíveis ligações entre cooperativas de seguros e o crime organizado.
— Os preços dos seguros de veículos no Rio não refletem apenas o índice de roubos. Há indícios de uma cadeia estruturada que, em vez de proteger os motoristas, pode estar alimentando práticas criminosas — declarou Knoploch.
A outra frente de destaque é a CPI da Transparência, que também retoma atividades com expectativa de convocação de um ex-secretário estadual. Além das investigações, o retorno marca a reativação dos debates em plenário, com pautas acumuladas do primeiro semestre.
O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil), antecipou sua volta e promoveu, na semana passada, reuniões com os servidores da Casa. Os encontros tiveram tom de confraternização e planejamento estratégico.
Com o retorno das atividades do presidente em plenário, aumenta também a expectativa sobre o reaquecimento das negociações e alianças para a candidatura de Bacellar ao Governo do Estado em 2026, que prometem agitar ainda mais os bastidores da política fluminense no segundo semestre.