segunda-feira, 2 de abril de 2018

Núcleo de Controle de Zoonoses: Combate ao mosquito Aedes aegypti em SJB

(Foto: Divulgação | Secom)
O combate aos focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor da zika vírus, chikungunya, dengue e febre amarela – foi intensificado pelo Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São João da Barra, com ações em todo município.

O trabalho é feito com tratamento perifocal, fumacê, visitas domiciliares, recolhimento de pneus em borracharias, assim como o tratamento de bueiros e aterramento de alagados, mutirões nos bairros e palestras nas escolas municipais.

Segundo o diretor do NCZ, Marcos Machado, a participação social é fundamental para vencer a luta contra o mosquito da dengue.

“Precisamos do apoio da população neste trabalho de combate aos focos do mosquito. Se cada um fizer a sua parte cuidando do seu quintal, os resultados serão mais eficazes. Essa é uma ação em que todos devem estar comprometidos”, salientou.

Os cuidados devem começar, orienta Marcos, nas residências, não deixando água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evitando a sua procriação, como latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Nesta terça-feira, 03, a equipe do NCZ vai realizar uma ação em Atafona, nas proximidades da Igreja da Penha.






Fonte: Secom PMSJB