segunda-feira, 2 de abril de 2018

Missa e carreata marcam início dos festejos da Penha

(Foto: Divulagação Secom)
Missa solene marcou o início do Oitavário de Nossa Senhora da Penha, neste domingo, 1º de abril, em Atafona, litoral de São João da Barra. Na sequência, houve levantamento do quadro da padroeira e procissão automobilística seguindo até a sede do município e retornando à localidade.

A cerimônia, conduzida pelo vigário paroquial, padre Alci de Andrade, atraiu dezenas de fiéis à igreja, dando seguimento aos eventos do Circuito Religioso, que termina no dia 9 de abril, quando se comemora o dia da Padroeira. A organização dos festejos é da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, com apoio da prefeitura de São João da Barra.

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Edvaldo Machado, destacou que o governo municipal está dando todo o suporte para a realização do evento, que é um dos mais tradicionais do município e da região.

“A Festa é uma das mais esperadas e atrai milhares de visitantes à nossa cidade. Este ano esperamos um número ainda maior de fiéis, por conta da elevação da igreja à condição Santuário de Nossa Senhora da Penha”, ressaltou. Ele ainda completou que é esperado a presença de cerca de 90 padres na cerimônia de elevação e que, na segunda-feira, 2, será anunciada a programação cultural da festa.

O diretor de eventos da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, Hugo Meireles, explicou que a cerimônia e a carreata deste domingo visam anunciar à comunidade o início dos festejos da padroeira. “Essa carreata prestigia locais mais distantes da igreja, por onde a tradicional procissão não passa, anunciando à comunidade de Atafona que as celebrações religiosas da Penha já tiveram início”, explicou.

Após a elevação do quadro de Nossa Senhora, a carreata saiu em direção ao bairro da Cehab, seguindo para São João da Barra. No retorno a Atafona, passou pela Vila Esperança, Coréia, Carrapicho e Chapéu do Sol, antes de retornar à igreja. Todo o percurso contou com apoio da Secretaria de Ordem Pública, por meio da Guarda Civil Municipal.

Para Vanessa Nunes, moradora de Atafona, este é um momento muito esperado pelos fiéis. “A festa é uma ocasião para agradecer e celebrar Nossa Senhora, como também de diversão e alegria para as famílias”, salientou.






Fonte: Secom PMSJB