quinta-feira, 12 de abril de 2018

Etapa da Conferência Estadual de Cultura em SJB

(Foto: Divulgação)
Na próxima segunda-feira, 16, São João da Barra sediará a etapa regional Norte Fluminense da 4ª Conferência Estadual de Cultura. O evento acontece das 16h às 21h, no Cine Teatro São João. O tema abordado será: “A cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico no estado do Rio de Janeiro e no Brasil”.

Participarão, além de São João da Barra, os municípios de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis e São Francisco do Itabapoana. Espaço aberto à sociedade civil e ao poder público, a Conferência tem por finalidade debater e propor políticas, programas e ações para serem aplicadas e desenvolvidas no setor.

O credenciamento está marcado para as 16h e haverá uma apresentação artística. Na pauta, a instalação do Sistema Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, e as ações e metas do Plano Estadual de Cultura do Estado, cenário atual, com palestrantes da Secretaria Estadual de Cultura.

Em seguida, às 18h, seis grupos de trabalho debaterão os seguintes subtemas: economia da cultura e novas tecnologias; infraestrutura cultural, integração e desenvolvimento; cultura e sustentabilidade; democracia, cidadania e diversidade; política cultural, gestão e capacitação e, preservação e salvaguarda do patrimônio cultural. Ao final, haverá um resumo ou exposição dos grupos.

Na ocasião haverá eleição ou indicação dos delegados para representar o Norte Fluminense na Etapa Estadual da 4ª Conferência Estadual de Cultura (CEC-RJ), que acontece nos dias 8 e 9 de junho, no teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.

– Estamos muito satisfeitos de receber esta etapa em nosso município. Respiramos cultura, e temos muito a contribuir na construção das políticas culturais ­– frisou o secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, ressaltando a importância da participação de todos os segmentos culturais.






Fonte: Secom PMSJB