domingo, 1 de abril de 2018

Grande público assistiu ao Auto da Paixão de Cristo, no Circuito Religioso em São João da Barra


Um grande público assistiu ao Auto da Paixão de Cristo, no Circuito Religioso, promovido pela Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, na sexta-feira, 30. Além da tradicional apresentação na Praça São João Batista, na sede do município, a encenação aconteceu, também, na Escola Municipal Elysio de Magalhães, em Barcelos. 

A encenação das passagens bíblicas dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo teve início, na sede, após a procissão do enterro do Senhor Morto, emocionando artistas e o público.


O cenário do teatro sacro, composto por 86 atores, 25 figurantes e 12 contrarregras, em diferentes cenas em quase 2h de apresentação, manteve a tradição de mais de 30 anos em que a história de Jesus, milagres, crucificação, morte e ressurreição é contada pelos artistas sanjoanenses.

Ao término da apresentação os diretores Luiz Fabiano Machado e Beatriz Pereira da Silva Souza homenagearam com placa de agradecimento o artista sanjoanense João Antônio Gaiato, que trouxe pela primeira vez o espetáculo para São João da Barra, a prefeita Carla Machado e o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Edivaldo Machado, pelo apoio e incentivo aos artistas locais.


"Enquanto prefeita e, como cidadã, tenho orgulho de falar do talento sanjoanense, e vocês são uma mostra disso. Hoje agradeço não só pelo espetáculo maravilhoso, mas pelo que fizeram ano passado, se apresentando gratuitamente e não deixando morrer essa tradição iniciada pelo artista João Antônio", discursou a prefeita Carla Machado,.

O ator sanjoanense Edeilson Meireles participou pela oitava vez do espetáculo e foi a terceira vez que interpretou Jesus. "É emocionante e sensacional. Esse personagem transmite uma energia forte e enriquecedora", disse Edeilson, recordando a cena da crucificação como uma das mais marcantes, onde a sua prima Karina Meireles, interprete de Maria, acompanha o filho sendo morto.

Já o ator Caio Vinicius Soares, também sanjoanense, participou pela primeira vez interpretando Caifás, sumo sacerdote que teve uma participação ao estabelecer, junto com Judas Iscariotes, o preço da traição a Jesus. "Apesar do nervosismo pela estreia, foi uma experiência nova que jamais esquecerei", declarou Caio, que em uma das cenas divide o palco com os principais sacerdotes e anciãos judeus para conversar sobre como poderiam apoderar-se de Jesus para matá-lo.

- Foi um momento único de renovação das esperanças com a ressurreição de Jesus. Uma emoção muito grande - descreveu o campista Everton Ribeiro, que assistiu pela primeira vez, em São João da Barra, o espetáculo, juntamente com familiares, enaltecendo a veracidade da época composta pelos figurinos e o cenário.





Fonte: Secom PMSJB