terça-feira, 21 de novembro de 2017

Prefeita Carla Machado inaugura Unidades de ESF’s

(Fotos: Ralph Braz | Pense Diferente)
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, inaugurou na sexta-feira, 17, a obra de reforma e revitalização da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF), no bairro Carrapicho, em Atafona e, logo após, a gestora e demais autoridades se dirigiram à localidade de Mato Escuro, no 5º distrito, para a inauguração da obra de construção do ESF, executada em parceria com o Ministério da Saúde.


Carla ressaltou os avanços obtidos em dez meses e meio de governo, e acrescentou que fará muito mais no decorrer de sua gestão. “Hoje entregamos duas unidades de ESF – Atafona e Mato Escuro –, porém tenho que elencar outros serviços ofertados à população como a reforma completa e revitalização da Policlínica, do Posto de Saúde Félix de Sá, do ESF do Açu; a reabertura da maternidade; os procedimentos cirúrgicos gerais e traumato ortopedia; funcionamento do Centro de Emergência na Santa Casa, entre outros.


A prefeita ainda lembrou que conseguiu junto ao Governo Federal recursos para a Saúde. “O município tem hoje uma gestora engajada, que busca junto aos governos estadual e federal melhorias para o seu povo. Estou trabalhado em prol do povo, e é isso que quero no meu governo: comprometimento”, disse.

Durante a cerimônia, foi disponibilizado aos agentes de saúde um equipamento eletrônico –Tablet – para agilidade dos atendimentos, a partir de agora, informatizados.


As unidades de saúde estarão abertas de segunda a sexta-feira e prestarão serviços nas áreas de medicina, odontologia e enfermagem. Para ter acesso aos atendimentos, o cidadão deverá ser cadastrado no Sistema Único de Saúde (SUS), e o cartão poderá ser emitido no próprio ESF.

As consultas com pediatra e obstetra serão disponibilizadas uma vez por semana. Os pacientes acamados, impossibilitados de sair de suas casas, receberão visita domiciliar; haverá, ainda, aplicação de vacinas; exames de puericultura; coleta citopatológica; curativo; acompanhamento de peso e medida; bolsa família; aferição de pressão arterial e diabetes; acompanhamento de pré-natal, além de palestras e atividades de educação em saúde nas escolas. As salas de atendimento são climatizadas.

A subsecretária de Saúde, Keth Miranda, agradeceu à comunidade que tem cuidado do espaço, e ressaltou o trabalho em equipe das secretarias envolvidas na entrega das unidades, possibilitando a realização de um sonho, e demonstração de amor aos munícipes.

O morador do Carrapicho, Diogo Pessanha, agradeceu à prefeita em nome de sua comunidade, relembrando a solicitação da reforma da unidade de saúde. “Estamos muito felizes de receber esta obra tão importante para o nosso bairro”, afirmou.

Além de moradores, prestigiaram as inaugurações o vice-prefeito, Alexandre Rosa, a Coordenadora de Atenção Básica, Arlene Valdez, vereadores e autoridades municipais, como o secretário responsável pela pasta da Saúde, José Antônio Fonseca, e o secretário de Obras, Alexandre Magno.






Fonte: Secom PMSJB