(Foto: Divulgação) |
Sensibilizar a população no cuidado com a saúde e conscientizar quanto às infecções sexualmente transmissíveis. Com essa proposta, foi realizada nesta terça-feira, 31, uma ação de Combate à Sífilis, na Policlínica municipal, promovida pela Secretaria de Saúde de São João da Barra.
A coordenadora do Programa IST/AIDS/Hepatites Virais, Hélia Vargas Simões de Carvalho, abordou o tema com os usuários da rede que aguardavam atendimento, distribuiu preservativos e ainda colocou à disposição a realização de teste rápido para detectar o vírus da sífilis.
A ação reforça o compromisso da administração municipal em aumentar a atenção relacionada à prevenção, educação e controle da doença, como prevê a Lei 13.430/2017, que instituiu o terceiro sábado de outubro de cada ano para ser o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita.
O objetivo da Lei é enfatizar sobre importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis como doença sexualmente transmissível e especialmente na gestante durante o pré-natal. Para isso, determina o incentivo à participação de profissionais e gestores de saúde.
“A doença é considerada um problema importante de saúde pública no Brasil e entendemos que o melhor método seja a prevenção por meio de proteção nas relações sexuais, pois mesmo a sífilis sendo uma doença curável, os pacientes podem se reinfectar se o parceiro sexual não fizer o tratamento também”, ressaltou a coordenadora, reforçando a necessidade de alertar, orientar e conscientizar a população sobre a prevenção da sífilis e das demais infecções sexualmente transmissível- IST.
Para a usuária Regiane Dantas, é uma ação importante para a população. “Embora muitos tenham acesso à informação, receber esse tipo de orientação, onde já temos que ficar aguardando a consulta, é muito proveitoso, pois é mais uma oportunidade de se informar sobre assuntos importantes em relação à saúde e bem-estar”, ressaltou.
Fonte: Secom PMSJB