quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Festa da Consciência Negra em Campos na terça-feira (14)

(Foto: Rodrigo Silveira | Secom PMCG)
A Superintendência municipal da Igualdade Racial vai realizar na próxima terça-feira (14), a festa da consciência negra com o título "Igualdade Racial em Campos". O evento irá acontecer no Museu Histórico de Campos, a partir das 10h, com extensa programação. O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro.

Na programação, apresentações da cultura afro-brasileira, debates sobre o tema, premiações e homenagens a personalidades do município. De acordo com a diretora de pesquisas da superintendência, Simone Pedro, toda a programação estará voltada para o sentido do empoderamento. “O intuito da organização é celebrar o mês da consciência negra, e fixar os debates sobre a igualdade racial, e trabalhar a autoestima do povo negro em Campos, para que possa ter mais e reivindicar, com mais força, seus direitos e seu devido lugar”, destacou Simone.

A abertura será dada através de feira afro-brasileira, com artesanato e culinária. Em seguida, apresentação de grupo de capoeira. Na sequência, mesa de debates com o tema identidade cultural dos afrodescendentes campistas. A festa contará ainda com o Prêmio José do Patrocínio. Dentro dele, receberão homenagens o Coletivo Sarava, grupo EncresCampos, projeto Black & Cia, Lar Fabiano de Cristo, projeto Samba na Praça, entre outros.

— Nós, negras e negros, na história deste país, sempre lutamos e resistimos contra as opressões e as injustiças advindas da escravidão. Em meio à valorização de heróis brancos, o dia da consciência negra e a luta e morte de Zumbi marcam, mesmo que pouco, nossa bravura e coragem como parte imaginária nacional. Em meio a um cenário em que nossos meninos estão vivendo menos devido ao aumento da criminalidade no país, precisamos sempre nos lembrar desta bravura que está em nossos ancestrais, em nosso sangue. Precisamos ter coragem e inteligência para de fato conquistar nossa liberdade. Viva Zumbi! — disse a superintendente da Igualdade Racial, Lúcia Talabi.


Serão condecorados com honra ao mérito, o vereador Abu, os radialistas Cacau Borges e Wellington MHZ, e o jornalista Edson Cordeiro. Após as premiações, a festa contará ainda com apresentação do projeto de percussão Percamp, desfile de moda “Preto em Estilo”, e grupo de dança Wb. Para encerramento, roda de samba com vários sambistas campistas. "Além da importância dessa data é trazer a consciência e reflexão da relevância do negro na construção da cultura brasileira durante todo esse tempo, na resistência à imposição de escravo influenciar tanto o país culturalmente", completa Talabi.


Programação

10h – Abertura com a Feira Afro Brasileira – Artesanato e Culinária (praça São Salvador)


11h – Grupo de Capoeira (Praça São Salvador)

14h – Mesa de debates – Identidade cultural e os afrodescendentes campistas (Museu de Campos)

- Tamillys Lírio - mulher negra de periferia, psicóloga, jovem liderança do Unaids (programa conjunto das nações unidas em HIV/Aids) e presidente da ONG Nação Basquete de Rua, organização que há 11 anos atua no fortalecimento de crianças e jovens de Periferia através da cultura urbana.

- Jhen Almeida – Licenciatura em Ciências Sociais, mestra em Sociologia Política, professora de sociologia, militante do Coletivo Negro da UENF José do Patrocínio e Organizadora Do EncresCampos.

15h30 – Prêmio José do Patrocínio

Homenagens

- Coletivo Sarava
- Encrescampos
- Black Cia
- Josina Maria da Cunha
- FRAB
- Lar Fabiano de Cristo
- Mercedes Batista
- PROJETO SAMBA NA PRAÇA

Honra ao Mérito

- Vereador Abu

Prêmio Imprensa

- Cacau Borges – Carlos Augusto Borges Leal – Radialista e jornalista
- Welington MHZ – Welington Cardoso do Carmo - Locutor / Radialista / Produtor de eventos.
- Edinho Cordeiro – Edson da Silva Cordeiro - Jornalista

16:30 – 1º Percamp – Encontro de Alabés e Percussionistas de Campos (Museu de Campos)
17:00 – Desfile de moda – Preto em estilo (Museu de Campos)
18:00 – Grupo de dança do William (Praça São Salvador)
18:30 – Roda de Samba (Praça São Salvador)







Fonte: Secom PMCG