domingo, 5 de novembro de 2017

Caminhada Cultural movimenta São João da Barra

(Foto: Divulgação)
História e atividade física, uma dobradinha que deu certo com a realização neste sábado, 4, da primeira Caminhada Cultural promovida pelas secretarias de Turismo, Esporte e Lazer e de Educação e Cultura de São João da Barra.

O Cais do Imperador foi o local de saída e aproximadamente 200 participantes tiveram a chance de percorrer ruas da cidade que foram cenários do surgimento e desenvolvimento do município. A caminhada foi guiada pelo historiador Fernando Antônio Lobato, que apresentou ao público fatos da história e da vida de pessoas que marcaram o progresso da cidade. 


O percurso passou pelos principais os pontos turísticos e culturais do centro da cidade: Cais do Imperador, Rua Boa Vista (na beira rio), Praça São Pedro, Rua dos Passos, Palácio Cultural, Cine Teatro São João, Fórum, Estação das Artes, Casa da Câmara e Cadeia, encerrando em frente ao Centro Cultural Narcisa Amália. "Fiquei muito feliz com o convite. Foi uma oportunidade ímpar para as pessoas conhecerem a história de São João da Barra", contou o historiador Fernando Lobato. 

Participaram da caminhada integrantes do Grupo de Escoteiros 129 Gemar, Projeto Ajudar, Banda Municipal São João da Barra, além da comunidade. “Essa é uma iniciativa muito importante, pois está possibilitando que muitos jovens conheçam um pouco mais da história e da cultura do lugar onde eles vivem e ainda participem de uma atividade física ao mesmo tempo. Espero que venham outras caminhadas por aí", salientou o participante Junior Sena. 

O coordenador de Esportes, João Paulo Almeida, ficou satisfeito com a adesão da população. "Foi uma manhã proveitosa e ficamos muito felizes em contar com um número tão expressivo de participantes que acompanharam todo o trajeto empolgados com tudo que estavam ouvindo. Foi uma parceria que já deu certo e, com certeza, outros projetos virão a partir dessa ideia", contou. 

A caminhada teve também o objetivo de lembrar e comemorar o Dia Nacional da Cultura, que acontece no domingo, 5, e contou ainda com apoio da Guarda Civil Municipal e Secretaria de Saúde.





Fonte: Secom  PMSJB