sexta-feira, 28 de julho de 2017

Políticas públicas discutidas na X Conferência Municipal de Saúde de SJB

(Fotos: Ralph Braz | Pense Diferente)
Fortalecimento do SUS, com ênfase na Atenção Básica, como direito à Saúde, foi o tema central – subdividido em 11 eixos norteadores – da X Conferência Municipal de Saúde de São João da Barra. O evento, na quinta-feira, 27, no Ciep Profª Gladys Teixeira, foi aberto pelo vice-prefeito Alexandre Rosa, representando a prefeita Carla Machado, e contou com a participação de entidades governamentais, não governamentais e da população em geral.

As propostas aprovadas no encontro irão integrar o Plano Municipal de Saúde, que entra em vigor sempre no segundo ano da nova administração municipal, com validade de quatro anos, e contribuirão para elaboração do Plano Plurianual. “Essa Conferência foi importante para, junto com a população, identificar ações da saúde que resultem numa melhor qualidade de vida”, declarou o vice-prefeito.


Segundo o secretário de Saúde, Godofredo de Sá Gomes Neto, as propostas apresentadas levam em consideração a ampliação do acesso à Atenção Básica; implementação da Rede de Atenção às Urgências; reorganização da Rede de Atenção Básica da Mulher; ampliação do acesso à atenção Psicossocial; otimização da assistência da pessoa idosa e dos portadores de doenças crônicas; fortalecimento das ações de vigilância em saúde e garantia da assistência farmacêutica no âmbito do SUS.

– Fomento da produção científica com foco nas vulnerabilidades da saúde; investimento na qualificação dos trabalhadores do SUS; implementação do modelo de gestão da Secretaria de Saúde; promoção do desenvolvimento institucional e a modernização administrativa também influenciaram na elaboração das propostas – completou a subsecretária de Saúde, Keth Miranda.


A programação contou, ainda, com palestra sobre psicologia positiva e a saúde pública, ministrada pelo médico Ricardo Sá, e Fortalecimento do SUS, com ênfase na Atenção Básica, como direito à Saúde, com a palestrante Arleny Valdés.