segunda-feira, 31 de julho de 2017

Polvo feito de crochê: HPC busca artesãs para ajudar em técnica para o bem do recém-nascido

(Fotos: Divulgação)
Uma técnica simples que começou na Dinamarca em 2013 e já chegou às Unidades de Tratamento Intensivo do Brasil está sendo implantada no Hospital Plantadores de Cana (HPC), em Campos. Técnica esta que tem ajudado aos bebês prematuros: o polvo feito de crochê quando colocado dentro das incubadoras tem melhorado a frequência cardíaca, índice de saturação de oxigênio e deixado os recém-nascidos mais calmos.

O tentáculo lembra o cordão umbilical e os bebês acabam segurando neles e obtendo uma sensação de segurança como se estivesse no útero materno.

A implantação do projeto em Campos surgiu depois de um contato de um grupo de São Paulo que faz os bichinhos. Eles ofereceram a técnica de confecção para criação dos polvos. Aline Nunes dos Santos, mãe de Valentina que está na UTI aceitou participar do projeto e desde então a filha dela vem apresentando evolução.


Mas, nem todas as 40 crianças internadas na Unidade de Tratamento Intensivo e na Unidade Intensiva desfrutam desse benefício. Para que isso aconteça há necessidade de que artesãs da região abracem o projeto, confeccionando o polvo e fazendo doações. Assim que o bichinho é entregue no HPC, ele é lavado, esterilizado e só depois é colocado na incubadora. Ele tem tamanho e a linha utilizada também é própria.

As enfermeiras Pamela Costa Araujo da Silva e Arilza Machado Henrique – que estão à frente do projeto – estão buscando pessoas que possam fazer o polvo de crochê.


Na página do Hospital já existe o passo a passo de como fazer o trabalho manual.

O Coordenador da UTI, o médico Marianto de Freitas Cunha Filho, explica que ainda vai ser necessário um tempo maior para conclusão, mas em uma semana de implantação ele já observou que a criança fica mais calma.

“ As crianças choram menos e dentro de UTI que existe uma situação grande de procedimentos para controle do quadro clinico, qualquer “ferramenta” que a gente possa ter vai ajudar. A situação de stress provoca alteração corporal. O polvo acalenta o bebê e ajuda no desenvolvimento neuromotor.”, explica o médico.






Fonte: Terceira Via