quinta-feira, 13 de julho de 2017

Carla Machado em Brasília: duplicação da BR-356 volta a ser pauta de reivindicação

(Foto: Divulgação)
Assunto amplamente discutido nas gestões anteriores da prefeita Carla Machado, a necessidade de duplicação do trecho da BR-356 entre a cidade de Campos dos Goytacazes e o distrito de Atafona, em São João da Barra, entra novamente na pauta de revindicações do Município ao Governo Federal. Cumprindo agenda em Brasília, a prefeita se reuniu com o presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes, solicitando intervenção junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Por ser a principal via de acesso à cidade de São João da Barra, aos distritos de Grussaí, Atafona e à R-240 – que dá acesso ao Porto Açu e a todo o quinto distrito –, a BR tem hoje um grande fluxo não só em razão do tráfego de inda e vinda aos diferentes pontos do município, mas também de veículos de grande porte devido à instalação do empreendimento portuário. O aumento considerável de veículos transitando diariamente no período de alta temporada, em decorrência do potencial turístico do litoral sanjoanense, é outro fator a somar na necessidade da duplicação, como explica a prefeita.

– São João da Barra, dentro do contexto regional, é o município com mais perspectivas de crescimento e um dos mais procurados por turistas e veranistas. A duplicação da BR-356 torna-se, portanto, uma necessidade para absorver todo esse fluxo, que envolve o município nos seus diferentes distritos e localidades e no megaempreendimento que se instalou em nosso território. Lá atrás já discutíamos essa questão da duplicação do trecho BR-356. Agora, novamente exercendo a função de prefeita, volto a abrir diálogo com os órgãos competentes para que possamos ver essa obra se tornar realidade – destacou a prefeita.

O trecho da BR-356 ligando Campos dos Goytacazes ao distrito de Atafona tem aproximadamente 50 km de extensão. Além de cortar a sede do município, e a fazer ligação com a estrada que com destino ao distrito de Grussaí, tem em suas margens algumas das principais localidades sanjoanenses, como Barcelos, Cajueiro e Degredo. A rodovia também permite acesso às estradas cque vão para o quinto distrito, onde estão concentradas dezenas de comunidades rurais e a praia do Açu.

Royalties na agenda em Brasília – Também na pauta da agenda em Brasília, a prefeita Carla Machado, juntamente com prefeitos de demais municípios que compõem a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), esteve reunida com secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vitali Janes Vescovi, e com a ministra da Advocacia Geral da União (AGU), Grace Maria Fernandes Mendonça. Com base da decisão do Supremo Tribunal Federal que beneficiou o estado do Rio de Janeiro, os prefeitos pleiteiam a correção dos valores no repasse aos municípios.