quinta-feira, 1 de junho de 2017

Serviço de cirurgia ortopédica é reativado em SJB

(Foto: Divulgação)
Implantado na segunda gestão da prefeita Carla Machado e extinto no primeiro ano da gestão anterior, o serviço de cirurgia ortopédica da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra foi reativado nesta quarta-feira, 31, pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde. Neste primeiro momento foram realizadas sete cirurgias, de colo de fêmur, ossos da perna, tornozelo e punho.

O secretário de Saúde, Godofredo Neto, informou que a princípio serão realizadas cirurgias de traumas referenciados. “As demandas de emergências relacionadas a fratura exposta serão encaminhadas para o Hospital Ferreira Machado para o primeiro atendimento, retornando para o município para serem feitas cirurgias definitivas”, disse o secretário.

O chefe do Setor de Ortopedia e Traumatologia da Secretaria de Saúde, Yuri Paschoal, relatou que a meta nesta terceira gestão da prefeita Carla Machado é tentar reverter essa situação e operar todos os pacientes de emergência e urgência em São João da Barra. “Estamos trabalhando seguindo a política de responsabilidade da prefeita e estamos conseguindo aos poucos disponibilizar serviços importantes para população”, declarou.

– Equipamos o centro cirúrgico dentro dos padrões pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde e realizaremos as cirurgias todas as quartas-feiras – informou o chefe do Centro Cirúrgico, Fernando Cézar, ressaltando que a reativação deste serviço é fundamental para oferecer dignidade à população, por meio do atendimento gratuito e de qualidade.

Entre os pacientes com encaminhamento cirúrgico estava a idosa Maria Jocelita Machado, 77 anos, residente em Mato Escuro, que sofreu uma queda na semana passada e foi submetida a uma cirurgia de colo de fêmur. Já o morador de Barcelos, Carlos Batista Gomes, 66 anos, operou uma fratura no tornozelo, retirando os fixadores e os focos de infecção e será submetido a reabilitação com fisioterapia.

“Apesar dos problemas deixados na área da Saúde pela gestão passada conseguimos reativar, também no mês de maio, o serviço ambulatorial de ortopedia, com 540 atendimentos por mês, a princípio”, comentou Yuri, detalhando que às quartas-feiras, serão disponibilizados 100 atendimentos e, às quintas-feiras, 35.

Para o provedor da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra, Pedro da Silva Chagas, quem sai ganhando com a reativação do serviço de cirurgia ortopédica é a população sanjoanense que passa a contar com serviços essenciais de saúde. “A atual administração municipal aos poucos está conseguindo reativar serviços importantes como este da área ortopédica”, pontuou Pedro, que continuará dialogando a possibilidade de implantação de outros serviços.

– Estamos cumprindo nossa missão de dotar o município de condições dignas de saúde, objetivando proporcionar maior qualidade de vida para população – enfatizou a prefeita Carla Machado, lembrando que desde que assumiu a Prefeitura vem dando prioridade às ações de Saúde e Educação.






Fonte: Ascom PMSJB