sexta-feira, 2 de junho de 2017

Campos: 1ª cidade do NF a aderir à Agenda Ambiental na Administração Pública

(Foto: Rafael Peixoto | Divulgação)
Campos é o primeiro município das regiões Norte e Noroeste Fluminense, e o segundo do estado, a aderir à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa criado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) como resposta da administração pública à necessidade de enfrentamento das graves questões ambientais. O termo de adesão foi assinado nesta quinta-feira (1º) pelo prefeito Rafael Diniz e pelo secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, durante o 2º Fórum Municipal de Gestão Ambiental para Empresas Públicas e Privadas, que acontece até esta sexta-feira (2), no auditório do Museu Histórico de Campos, na Praça do Santíssimo Salvador, no Centro.

— É um compromisso nosso garantir a qualidade técnica da secretaria, a autonomia para as equipes trabalharem na fiscalização, no licenciamento, na arborização da cidade. Garantir que Campos tenha condições de debater as questões ambientais em alto nível com todos os municípios da região — declarou o prefeito Rafael Diniz ao dar início ao evento.

O secretário Leonardo Barreto, que iniciou o ciclo de palestras, apresentando o tema “Ações Governamentais do Município para o meio ambiente”, destacou o pioneirismo de Campos ao aderir a A3P.

— Não poderia deixar de ressaltar também a autonomia que o prefeito Rafael Diniz nos deu para realizarmos nossas atividades em prol de uma cidade mais verde e sustentável. Todas as secretarias que compõem a Prefeitura de Campos, de forma direta ou indireta, envolvem setores que nos competem, e esta integração é fundamental para fortalecermos nossa equipe técnica, os licenciamentos e fiscalização — afirmou Leonardo.

De acordo com o assessor técnico da Secretaria e Coordenador do Programa, Aislan de Souza Coelho, a A3P tem como principal objetivo promover e incentivar instituições públicas no país à adoção e implantação de ações de responsabilidade ambiental em suas atividades internas e externas. Ele afirma que o programa já é utilizado em órgãos dos poderes Legislativo e Judiciário, em especial no uso adequado dos recursos.

— É um marco histórico para a nossa cidade conseguirmos implantar dentro de nossa rotina administrativa o critério de sustentabilidade para sermos mais eficientes, gastando menos recursos. A proposta é de ter as repartições municipais de Campos engajadas nesse sentido. O fórum tem esse foco. Por isso, optamos por incluir como público-alvo também as empresas privadas, porque queremos compartilhar com elas esse mesmo conceito de eficiência com respeito ao meio ambiente — explicou Aislan.





Fonte: Comunicação PMCG