domingo, 29 de janeiro de 2012

PREFEITURA DO RIO VAI DEMITIR FUNCIONÁRIOS QUE FORAM FLAGRADOS FURTANDO OBJETOS DOS ENTULHOS DOS PRÉDIOS


O prefeito Eduardo Paes chamou na manhã deste domingo (29) de "delinquentes" os quatro funcionários do consórcio Porto Novo, flagrados vasculhando bolsas e objetos encontrados nos destroços do desabamento de três prédios no Centro do Rio, na noite de quarta-feira (25). Os funcionários serão demitidos, segundo o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório.
"Ali está a miséria humana retratada. É inacreditável que alguém numa situação como aquela vá roubar de entulho vindo de uma tragédia", declarou o prefeito ao inaugurar obras na Praça da Bandeira, na Zona Norte, para combater enchentes.

Ele disse que viu a situação dos funcionários que roubaram objetos com tristeza e até "uma certa raiva."
"Os nomes já foram passados para a polícia ", disse Paes, que explicou ainda que todo o entulho está sendo vigiado por câmeras e por policiais militares.
"Fizemos uma reunião com a chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha, e decidimos que vamos contratar uma empresa para fazer a separação daquilo que é entulho e do que são objetos que podem ser resgatados. Depois, a polícia assume", disse o pfefeito.
Pais informou ainda que quer o acompanhamento da associação de vítimas.
"A gente entende que além das perdas humanas tem a história da vida das pessoas, que estava ali. O que a gente puder fazer para minimizar esse sofrimento a gente vai fazer", disse o prefeito.
Em nota divulgada na tarde deste domingo, a prefeitura afirma que o local onde estão os destroços está sendo protegido 24 horas.

Confira a íntegra da nota divulgada pela prefeitura:
"A Prefeitura do Rio informa que todo o material recolhido na Avenida Treze de Maio, procedente do desabamento dos três prédios, está sendo armazenado em terreno da Comlurb localizado no KM 0 da Rodovia Washington Luis. O local está sendo protegido 24 horas pela Polícia Militar e possui duas câmeras, que filmam e gravam toda a movimentação. Todo o entulho está sob responsabilidade do Corpo de Bombeiros, que realiza o trabalho de buscas por vítimas. Somente após a conclusão das buscas, a Polícia Civil e o Instituto Carlos Eboli realizarão a perícia técnica nos escombros. Depois do término do trabalho do Corpo de Bombeiros e da perícia técnica, a Prefeitura do Rio, com supervisão das autoridades policiais, contratará uma empresa que ficará responsável por fazer a separação dos bens materiais que estão em meio aos escombros. A Procuradoria Geral do Município e a Polícia Civil adotarão todas as medidas possíveis para que o processo de separação seja acompanhado também pelos proprietários, a fim de que os bens sejam identificados e depois liberados pelas autoridades policiais."