sábado, 14 de janeiro de 2012

CAMPOS RECEBE R$ 7,8 MILHÕES PARA RESTRUTURAR A REDE DE SAÚDE


O Ministério da Saúde liberou R$ 7.811 milhões para a cidade de Campos dos Goytacazes, na região norte fluminense. No início da semana, a cidade foi afetada pela elevação do nível do Rio Paraíba do Sul, que alagou diversos pontos da cidade, atingindo residências e edifícios públicos.
Por causa dos estragos, a prefeita Rosinha Garotinho decretou, na quarta-feira (11), situação de emergência localizada, relativa apenas à localidade de Três Vendas, no distrito de Travessão, uma das áreas mais afetadas. No dia seguinte (12), os riscos de doenças a que os moradores da localidade que se recusam a deixar suas casas estão expostos levou a prefeitura a decretar situação de emergência em saúde.
O dinheiro liberado pelo ministério deve estar disponível a partir de hoje (13) para ser utilizado integralmente na restruturação da rede de saúde municipal e na ampliação do atendimento à população. Além de comprar medicamentos e insumos, a Secretaria Municipal de Saúde poderá destinar parte dos recursos para as obras necessárias em unidades hospitalares e para o Serviço Móvel de Emergência (Samu). A portaria com a liberação dos recursos está publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.
O valor é um adiantamento de parte dos recursos que seriam repassados ao município ao longo do ano por meio do Fundo Nacional de Saúde para custear atendimentos médicos de média e ALTA COMPLEXIDADE (cirurgias, hemodiálise, transplantes, entre outros).
Espero que realmente esses repasses sejam empregados na saúde do município, pois a mesma está em estado deplorável, só quem precissa utilizar desses serviços é que sabe o CAOS em que se encontra a SAÚDE PÚBLICA MUNICÍPAL, falta de médicos, médicos que não cumprem a sua jornada de serviço, isso quando vão, falta de medicamentos ...

fonte: JB