terça-feira, 21 de outubro de 2025

Pedágio na BR-040 pode subir de R$ 17 para R$ 21, diz ANTT


O valor do pedágio da BR-040/495, que liga Minas Gerais ao Rio de Janeiro, deve ser mais alto do que o anunciado pelo governo federal no início do mês. Embora a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes tenham divulgado, em evento no dia 2 de outubro, que a tarifa seria de R$ 17, um ofício enviado pela própria ANTT ao Ministério da Fazenda indica que o valor efetivo será de R$ 21.

De acordo com o documento, reportaedo pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, a cobrança está prevista para começar no próximo dia 3 de novembro, data que marcará também o início da operação plena da concessionária Elovias, responsável pela administração da rodovia. O texto encaminhado pela agência inclui uma tabela com os cálculos tarifários atualizados e detalha os parâmetros que justificam o reajuste.


Divergência de informações e início da concessão

A diferença entre os valores informados gerou questionamentos sobre a comunicação entre os órgãos envolvidos na concessão. Enquanto o Ministério dos Transportes apresentou o pedágio de R$ 17 como uma estimativa inicial, a ANTT, em seu ofício, sustenta que o valor de R$ 21 reflete o cálculo final com base no contrato de concessão e nas revisões técnicas posteriores.

A BR-040, uma das rodovias mais movimentadas do país, conecta o Rio de Janeiro a Juiz de Fora (MG) e integra um corredor logístico estratégico para o transporte de cargas e passageiros entre o Sudeste e o Centro-Oeste. O trecho em questão havia sido concedido anteriormente à Concer, mas o contrato foi encerrado após disputas judiciais e paralisações de obras — especialmente as da nova subida da Serra de Petrópolis, paradas desde 2016.
Investimentos e obras previstas

Com a nova concessão, a Elovias assumiu o compromisso de investir R$ 8,8 bilhões ao longo dos próximos anos em obras de ampliação e modernização da rodovia. O contrato prevê a duplicação de trechos, a construção de faixas adicionais, passarelas, túneis e vias marginais.

Um dos pontos centrais do projeto é justamente a retomada da nova subida da serra, considerada essencial para melhorar o fluxo de veículos e reduzir acidentes em um dos trechos mais críticos da rodovia.

De acordo com o plano apresentado pela concessionária, as obras deverão ser retomadas ainda em 2025, após a conclusão dos estudos de viabilidade e a aprovação das licenças ambientais.
Expectativa para os usuários

Com a previsão de início da cobrança já em novembro, motoristas e transportadores aguardam uma definição oficial sobre o valor da tarifa. Caso o pedágio de fato comece em R$ 21, o reajuste em relação ao valor inicialmente divulgado representará um aumento de cerca de 24%.

A expectativa é de que a nova concessionária comece as operações com serviços de manutenção e atendimento ao usuário já nas primeiras semanas de novembro, enquanto prepara o cronograma das grandes obras de infraestrutura previstas para os próximos anos.