A deputada Benedita da Silva reagiu às correntes do PT que apoiam uma candidatura do sambista Neguinho da Beija-Flor para o Senado. Benedita reforçou que segue com o nome colocado para disputar o posto e que o presidente Lula sabe desta vontade.
“Eu respeito todas as correntes e não vou fazer campanha antes da hora. Mas, o Lula sabe da minha vontade de ser candidata, meu nome está colocado”, disse à coluna.
Benedita negou que tenha conversado com Lula, durante viagem ao Rio nesta quarta, sobre o tema. Apesar disso, lideranças do PSOL e do PCdoB disseram apostar que Lula vai endossar o nome da parlamentar. Em respeito à deputada, esses partidos sequer pretendem apresentar nomes.
A possível candidatura de Neguinho da Beija-Flor ao Senado começou a ganhar corpo nas instâncias decisórias do PT fluminense. Nesta terça-feira, a corrente interna majoritária da sigla – a CNB Favela – manifestou apoio ao nome do sambista, reafirmando a importância de uma candidatura que ultrapasse a bolha da esquerda e dialogue para além das universidades, da classe média e da Zona Sul.
“Não podemos cometer novamente o erro de 2022, quando lançamos candidaturas que se fecharam no público de esquerda e restringiram nosso resultado eleitoral por não dialogar com as massas. Nossa prioridade deve ser a reeleição do presidente Lula e, para isso, precisamos de candidatos que sejam os mais amplos possíveis”, afirmam os dirigentes do PT fluminense vinculados ao grupo majoritário liderado pelo vice-presidente nacional do partido e atual prefeito de Maricá, Washington Quaquá.