Começou por Sabonete, localidade do quinto distrito de São João da Barra, a Caravana da Cidadania, projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos desenvolvido em parceria com vários órgãos da Prefeitura. A atividade foi realizada neste sábado, entre 10h e 15h, na Subprefeitura, com a presença da prefeita Carla Caputi.
Durante a ação, os cidadãos de Sabonete e localidades vizinha tiveram acesso aos serviços do Procon, Assistência Jurídica Municipal e programas de prevenção da Secretaria Municipal de Saúde, como Hiperdia, Combate ao Tabagismo e DST/Aids. Presentes ainda as equipes da Ouvidoria Geral. O evento contou também com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e com atividades desenvolvidas pelo Programa de Voluntariado do Porto do Açu (Abraçu).
— Esta foi a primeira de uma série de ações itinerantes que faremos em todas as localidades. Mesmo com a descentralização dos serviços públicos que temos ampliado a cada dia nas unidades fixas de atendimento em várias áreas, as caravanas vão facilitar ainda mais a democratização do acesso de todos os sanjoanenses às políticas públicas municipais — disse a prefeita Carla Caputi.
A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Sharlene Barbosa, anunciou que a ideia é promover a caravana uma vez por mês. “Começamos por Sabonete e vamos também levar a Caravana da Cidadania ao sexto distrito e a várias localidades. Com isso, aproximamos cada vez mais a população da Prefeitura, ofertando os serviços públicos e ouvindo suas demandas”, destacou Sharlene.
Uma oportunidade para pessoas como a dona de casa Isa Carla Machado da Silva, moradora de Mato Escuro, presente neste sábado na Subprefeitura de Sabonete. “É muito bom porque temos acesso aos programas com mais facilidade e também conhecemos melhor todos os serviços públicos que estão disponíveis para a população”, afirmou.