Com a finalização da instalação das barreiras de proteção, em concreto, nas margens da BR-101, o trecho do canteiro em obras já começa a receber maquinários para a realização de limpeza de terreno, escavações, remoção de postes e topografia. Este serviço seguirá pelos próximos dias. A concessionária Arteris Fluminense, responsável pela obra, informou que as barreiras de concreto instaladas são para separar as pistas de rolamento do canteiro de obras, proteger os trabalhadores e os motoristas da rodovia. Atualmente, também está em andamento o remanejamento da rede de telefonia -realizado por outra concessionária responsável. A Arteris disse que, atualmente, não há impacto na fluidez da rodovia, que permanece com uma faixa de rolamento por sentido.
O início das obras na BR-101 foram anunciadas na última sexta-feira (17). O serviço realizado é de ampliação e melhorias no trecho urbano de Campos, entre o Trevo do Índio (km 67) e o Boulevard Shopping (km 65,5) e integram o segundo termo aditivo ao contrato de concessão da via, que estabelece os investimentos que deverão ser feitos até o encerramento do contrato durante o processo de relicitação da rodovia. A previsão para a conclusão da primeira etapa da obra é dezembro.
Sobre o andamento das intervenções – Segundo a Arteris, a região vai receber sinalização especial de obras, visando a segurança dos motoristas e trabalhadores, durante a execução das atividades. Com as obras, a via, que atualmente funciona em pista simples, passará a funcionar com duas faixas de rolamento em cada sentido. A rotatória do Trevo do Índio também vai receber ampliações e melhorias na sua geometria.
A Arteris Fluminense também informou que irá liberar o tráfego de veículos para a nova pista de forma gradativa e atualizará o cronograma de intervenções conforme o andamento dos trabalhos. Além da ampliação, o trecho vai ganhar melhorias nos acessos, divisórias de pista, passeios em ambos os sentidos no trecho duplicado e uma nova estrutura no cruzamento em nível da BR-101 com a linha férrea.
A obra – dividida em trechos – será iniciada na região entre a linha férrea e o Trevo do Índio, seguindo no sentido sul da rodovia. Cerca de 60 profissionais estarão diretamente envolvidos inicialmente nos trabalhos, podendo atingir o pico de 80 trabalhadores com os avanços das intervenções, sendo priorizada a contratação de mão de obra local.