A Comissão Especial da Câmara para discutir o Plano Diretor do Turismo de Petrópolis, realizou na tarde de ontem com objetivo de iniciar a discussão para melhorar o plano, devido a necessidade que houve dele ser aprovado em regime de urgência. Presidida pelo vereador Gil Magno, a comissão reuniu representantes de vários segmentos do trade turístico da cidade e, novamente, a necessidade de um centro de convenções para cidade voltou a ser defendida como um ponto fundamental para realização do turismo de eventos e de negócios.
O vereador Fred Procópio, relator da Comissão, explicou que a aprovação foi devido a necessidade da Secretaria Municipal de Turismo cadastrar o Plano Diretor no Ministério do Turismo. O vereador e a secretária de Turismo, Silvia Guedon, ressaltaram que o cadastro é importante para que a cidade permanecesse no Nível A, pois corria o risco de cair para o Nível B, “o que seria muito ruim para a cidade”.
O presidente do Convention & Visitors Burreau, Samir El Ghaoui destacou a importância que seria muito ruim Petrópolis deixar o Nível A, como membro participante da Serra Verde Imperial. Ele ressaltou ainda que a atualização do Plano Diretor era importante, pois estava defasado, sendo que o anterior era de 2010. Samir Ghaoui ressaltou ainda a importância de um Centro de Convenções, assim como de uma estrutura que possa atender a todos os segmentos da cidade.
O vereador Mauro Peralta questionou a metodologia usada para elaboração do Plano Diretor, chamando atenção para questões, como a Cia Petropolitana, que considera importante estar mencionado no Plano. Mauro Peralta ressaltou ainda que o momento é discutir o que precisa ser melhorado no Plano, principalmente para atender as demandas da cidade, defendendo como fez em outros momentos, usar o Palácio Quitandinha como Centro de Convenções.
A secretária de Turismo, Silvia Guedon, ao apresentar todo o cronograma de elaboração do Plano de Turismo, ressaltou que foi uma decisão do atual governo municipal dar continuidade ao trabalho iniciado no governo interino de 2021. Ela destacou ainda que o documento foi elaborado com participação da sociedade civil que participa do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
A Comissão fará outros encontros para discutir o Plano, sendo que o presidente, vereador Gil Magno sugeriu que todos leem o Plano e que encaminhem por e-mail as demandas e sugestões para melhorar ou corrigir o documento. O vereador disse que a Comissão terá um prazo de 30 dias para apresentar o relatório final e que, se for necessário, pode pedir prorrogação.