A Prefeitura divulgou que a partir das 5h desta sexta-feira (9), será retomado o fluxo de mão única nas ruas Nelson de Sá Earp (sentido Praça da Liberdade) e Monsenhor Bacelar (sentido Quitandinha). A Rua Washington Luiz também está com as duas vias liberadas (no trecho a partir da UPA do Centro em direção ao Centro da cidade). A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) finalizaria, nesta quinta-feira (8), a pintura da sinalização da faixa dupla contínua na Rua Monsenhor Bacelar.
A Rua Washington Luiz foi recuperada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras, com um custo de mais de R$ 48 milhões. No local, o trabalho consistiu na recuperação do muro de gabião e recomposição da pista.
Com a reabertura das duas vias ao trânsito na Rua Washington Luiz e com a retomada do fluxo em mão única na Monsenhor Bacelar, as linhas de ônibus da empresa de ônibus Cidade Real retornam a trafegar pela Monsenhor Bacelar em direção ao Centro da cidade a partir das 5h desta sexta-feira (9). O ponto de ônibus na Rua do Imperador (próximo ao número 1.041) também será reativado.
O retorno destas vias a sua normalidade tem sido uma reivindicação de muitos motoristas, principalmente devido aos constantes congestionamentos ocorridos nos dois sentidos da Rua Nelson de Sá Earp, seja para quem sai da Rua do Imperador ou para quem vem no sentido Centro. Com o retorno, como era antes das tragédias de fevereiro e março deste ano, acredita-se que o trânsito vai melhorar no entorno da Praça da Liberdade, reduzindo o congestionamento na saída da Rua Imperador para a Nelson de Sá Earp.
Os constantes congestionamentos e a necessidade das ruas voltarem a mão única, foram discutidos na Câmara Municipal. Os vereadores Mauro Peralta (PRTB) e Domingos Protetor (PSC) falaram sobre o problema e chegaram a pedir que o vereador Gil Magno levasse a reivindicação ao Governo Municipal.