(Fotos: Pense Diferente) |
O turismo é uma das principais atividades econômicas do município. Com movimentação de R$ 760 milhões, o setor representa 6% do PIB da cidade. Esse ramo, que estava ainda tentando se recuperar dos impactos da pandemia, sofreu mais um forte abalado com as chuvas do início do ano. Novos estímulos podem representar um ponto de virada nessa trajetória turbulenta dos últimos três anos. E é por isso que a nova campanha lançada pelo governo do Estado foi bem recebida pelo atores do turismo da cidade.
Há 10 dias, a campanha "Apaixone-se pelo Rio" foi colocada em prática com o objetivo de "resgatar o protagonismo do Rio de Janeiro como vitrine do país, em especial durante o verão". A ação está alinhada ao plano estratégico "TurismoRJ+10 Anos", um conjunto de ações - com investimentos de R$ 100 milhões por ano - para promover o turismo do Estado do Rio de Janeiro nos próximos 10 anos, período em que a intenção é atrair 40 milhões de visitantes em todo Rio de Janeiro.
"O setor carece de um plano ambicioso e ousado para impulsionar o crescimento do setor com potencial tão grande, que é o destino Rio de Janeiro. Com esse investimento, ainda que se necessite de mais, ajuda o setor a investir num plano de metas que vise modernização, treinamento e estratégia para fazer o setor crescer ainda mais e se consolidar", analisa o CEO do Grupo HEL (Hotéis, Eventos e Lazer), Fabrício Granito.
Para isso, foram mapeadas 12 regiões turísticas do estado, que serão promovidas nesta época de festas de fim de ano e férias.
Petrópolis como destaque na Serra Verde Imperial
Uma delas é a Serra Verde Imperial, com destaque para Petrópolis (além de Teresópolis e Nova Friburgo). A região é descrita pelo governo do Estado como "o lugar certo para quem procura gastronomia com influência da culinária europeia, pousadas aconchegantes e temperaturas mais amenas no verão". Os pólos têxteis - incluindo a Rua Teresa - e a tradição cervejeira são citadas como aspectos marcantes.
Petrópolis ganha um destaque especial por conta do turismo histórico. "Petrópolis conquistou a corte portuguesa, que a adotou como endereço de verão. Por conta disso, a cidade possui diversas construções que retratam a arquitetura da época, com destaque para o Museu Imperial e o Palácio de Cristal", relata o governo do Estado.
"Estamos otimistas com essa campanha e esperamos que as ações alavanquem o turismo na cidade, assim como, que o poder municipal, em parceria com a iniciativa privada, crie também uma agenda fortalecida de eventos para aquecer ainda mais o setor", diz o presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis (SindTurismo), Germano Valente.
"Uma das bandeiras que o Petrópolis Convention defende junto aos governos é maior investimento em publicidade, apresentando Petrópolis nacional e internacionalmente. A campanha executada pelo Estado, com Petrópolis sendo destacada, vai ao encontro do que pleiteamos. É uma campanha bem desenhada e esperamos que ela traga resultados, convergindo em maior número de visitantes e que desperte o interesse em fixação por mais tempo na cidade, que é o objetivo do trade na recepção dos turistas da cidade", afirma o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB), Fabiano Barros.
Como usar a campanha para alavancar o setor no município
Com essa divulgação, Petrópolis pode ter uma ótima oportunidade para se promover ainda mais e impulsionar os ganhos econômicos. Para isso, é fundamental investir em ferramentas imediatas de apresentação da cidade, de acordo com o CEO do Grupo HEL.
"Estar presente, atuante com um bom material de apresentação da cidade e região adjacentes, pontuando o que há de melhor em todos os segmentos, seja da estrutura logística, da gastronomia, das atrações naturais que existem na cidade e redondezas", coloca Fabrício Granito.
Já em longo prazo, segundo ele, é necessário atuar tanto do ponto de vista da infraestrutura quanto do marketing.
"Estar juntos aos principais agentes desse investimento e vigilantes para que o bom uso possa ser feito direcionando parte desses recursos para melhor estrutura da cidade de Petrópolis visando atender as demandas necessárias para o turismo local e também um trabalho de marketing estratégico e inteligente que atraia atenção não somente do turista do estado, mas também do turista de outros estados e países. A secretaria de turismo de Petrópolis deve estar mais atuante nas feiras internacionais que o Brasil participa para divulgar suas potencialidades", recomenda Fabrício Granito.
Fonte: Diário de Petrópolis