segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Prefeitura de Petrópolis vai apresentar projeto de lei para criação da moeda social


A Prefeitura está na reta final para a implantação da moeda social em Petrópolis. Na próxima semana, a proposta do projeto de lei que cria a política social na cidade será apresentada, em reunião extraordinária, ao Conselho Municipal de Economia Popular Solidária para deliberação. Depois o texto será enviado para a Câmara Municipal.

"A moeda social será um marco para Petrópolis. É uma promessa de campanha que está se tornando uma realidade na nossa cidade. A moeda social será uma forma de assistir aqueles que mais precisam e, com a mesma política, valorizar e fortalecer o nosso comércio local", disse o prefeito Rubens Bomtempo.

A reunião extraordinária será marcada pelo presidente do Conselho Municipal de Economia Popular Solidária, Thiago Damaceno. “Temos certeza que a moeda social é ferramenta importante que valoriza o território, defende economia local e o pequeno empreendedor”, ressaltou.

O objetivo da Prefeitura com da moeda social em Petrópolis é fazer política social de transferência de renda e, ao mesmo tempo, fortalecer a economia local. Na prática, o beneficiário por determinada política social do município receberá recursos por essa moeda, que somente poderá ser gasta em estabelecimentos credenciados no município. Ou seja, são beneficiadas as famílias em condição de vulnerabilidade e o comércio local.


Microcrédito

O prefeito Rubens Bomtempo também solicitou ao presidente do Conselho Municipal de Economia Popular Solidária, Thiago Damaceno que leve também para discussão a criação do microcrédito, ferramenta importante para a expansão da moeda social.

“Estou solicitando nesse estudo, a menor taxa de juros possível ou até a possibilidade de não haver qualquer tipo de juros. O mais importante é que os empreendedores possam ter capital de giro nas mãos sem qualquer burocracia”, ressaltou o prefeito.