sábado, 6 de novembro de 2021

Palácio da Cultura de Campos reabre com programação especial

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

Depois de quase dois anos fechado, por conta da pandemia do novo Coronavírus, o Palácio da Cultura de Campos reabriu nesta sexta-feira (5), dia em que é comemorado o Dia Nacional da Cultura, com uma exposição de artesanato, ressaltando a cultura local.

A exposição do projeto Expo-Visão do Artesanato Campista reune 50 artesãos do municipio. Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (5) e continuará até o dia 23 de dezembro. A ex´posição ficará disponível de segunda a sexta-feira, das 9h as 17h, com entrada gratuita

Para a Auxiliadora Freitas, Presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), o evento é de grande significado “Hoje, no Dia Nacional da Cultura, fizemos uma programação que é muito significativa, principalmente por estarmos aqui no Palácio da Cultura. Está sendo uma emoção muito grande, porque agora vamos começar a dar o protagonismo cultural que o nosso Palácio merece”, relatou Auxiliadora.

Kátia Macabu Diretora Executiva das artes e cultura da FCJOL

A diretora-executiva das Artes e Cultura da FCJOL, Katia Macabu, ´pontua que o Dia Nacional da Cultura é uma forma de não esquecer da importancia cultural. “Nós temos que utilizar esse dia para destacar a identidade cultural de Campos. A intenção do evento é dar oportunidade aos artesãos e artesãs de Campos de mostrarem e venderem seus trabalhos”.

A seleção dos artesãos foi feita visando a representatividade regionalm segundo Salvadora Cruz, coordenadora das Casas de Cultura do Município de Campos. “Na exposição nós temos artesãos de todos os municípios, tanto da área central como do interior. Com isso, fizemos uma coletânea das representatividades da nossa região”, explica.

Para a Shirley Jardim, artesã há mais de 30 anos em Campos, é uma grande emoção retornar depois de um longo tempo fechado. “Ficamos muito tempo em casa produzindo e não tínhamos onde vender ou expor. Hoje, voltamos e estou muito emocionada por está aqui, principalmente por ser o Dia da Cultura”, finalizou a artesã.


O Palácio da Cultura segue os protocolos de regras da vida, com alcóol em gel na entrada, orientando o uso de máscaras e que esteja vacinado.