(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
A Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), realizará, até o próximo dia 30, uma agenda de atividades pela passagem do Dia da Consciência Negra - um ato de resistência e luta! As ações acontecerão no Teatro Municipal Trianon e no Palácio da Cultura, com produção da Diretoria Executiva das Artes e Culturas da Fundação. No foyer do Palácio Nilo Peçanha, sede da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, prossegue a exposição “Nilo Peçanha - o primeiro presidente negro do Brasil”, curadoria do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes em parceria com o Museu Histórico de Campos.
“Nossa programação tem diversas manifestações culturais que promovem importantes reflexões sobre o negro na sociedade, passando pelo período da escravidão e exaltando a africanidade presente em nosso dia a dia, com destaque para o artesanato e a música. Esperamos a participação do público de nosso município para este momento de reflexão e reconhecimento”, convida a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.
A diretora executiva das Artes e Culturas, Kátia Macabu, destaca a importância de participação dos equipamentos da Fundação, no projeto. “Realizar essa extensa programação, buscando parcerias com nossos equipamentos públicos do município: Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, Museu Histórico de Campos, Palácio da Cultura, Casas de Cultura e Teatro Municipal Trianon; além das participações do IHGCG, da Câmara Municipal de Campos e do Instituto Federal Fluminense só vem realçar a relevância sócio-histórica-cultural dessa luta e resistência racial em nosso país”, afirma.
NOVEMBRO NEGRO – PROGRAMAÇÃO DA FCJOL
16 a 30 de novembro – Exposição “Nilo Peçanha - o primeiro presidente negro do Brasil”, no foyer do Palácio Nilo Peçanha, sede da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, das 10h até 16h, de segunda a sexta-feira
20 a 30 de novembro – das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira: “Culture, Campos - artesanato” no Palácio da Cultura. Artesãs e artesãos das Casas de Cultura na “Expo-visão do artesanato campista”, expondo artesanato afrodescendente.
20 a 30 de novembro – das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira: Exposição “Para além do escravismo”, foyer do Teatro Municipal Trianon. Painel com documentos do século XIX do projeto Café com Açúcar e dos achados arqueológicos encontrados nas áreas de escavação arqueológica do Solar do Colégio e reprodução documental elaborado pelo Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, com inauguração neste sábado, dia 20 às 17h.
20 de novembro – 18h: Mesa “A Cultura Negra no combate ao racismo endêmico” no Teatro Municipal Trianon, em parceria com o IFFluminense (“Novembro Negro”).
20 de novembro – 20h seguido do show autoral “De dentro”, com o cantor e compositor Diogo Xavier, às 20h, no Teatro Municipal Trianon, em parceria com o IFFluminense (“Novembro Negro”).
28 de novembro – às 19h30: Show “Vozes Negras” com Marcelo Benjá e Simone Pedro, no Teatro Municipal Trianon. Ingressos por R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), vendidos AQUI.
30 de novembro – às 18h: “Desfile de Capulanas e Cangalhas” no Palácio da Cultura, com produção da Diretoria Executiva das Artes e Culturas da FCJOL.