A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social e o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento para a População em Situação de Rua de Campos dos Goytacazes (CIAMP) realizam, no próximo dia 17 de novembro, o II Fórum Municipal dos Direitos da População em Situação de Rua. O evento acontecerá a partir das 8h, no auditório da Prefeitura de Campos. O tema do evento é “Participação Social e Cidadania da População em Situação de Rua: desafios nos contextos da crise sanitária brasileira”. As inscrições podem ser feitas no link no site da Prefeitura (AQUI).
O Fórum é uma instância de debates, reflexões, formulação de propostas sobre políticas públicas, serviços e ações direcionadas à defesa e garantia dos direitos da população em situação de rua, onde também são eleitos representantes da População em Situação de Rua para compor o CIAMP.
Os inscritos podem optar pela participação online ou presencial. O link será disponibilizado na semana do evento.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, as discussões visam ampliar e debater com a sociedade mais ações na garantia do direito da população em situação de rua e definir estratégias de atuação integrada. “A população de rua tem recebido um cuidado especial desde o início do governo do prefeito Wladimir Garotinho”.
De acordo com a gerente da Vigilância Socioassistencial, Fernanda Cordeiro, interessados em pleitear vaga para a composição do CIAMP, além de proceder a inscrição, será necessário o processo de habilitação com a apresentação da documentação necessária, no dia 10/11/2021, no auditório da Casa dos Conselhos.
A equipe do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Ruan (Centro POP) realizou cerca 4.153 atendimentos até o mês de setembro de 2021, um crescimento de 26% comparado ao mesmo período do ano passado.