Graças à ação imediata da Prefeitura de Campos, que montou uma força tarefa com equipes e máquinas da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca e da Secretaria de Defesa Civil, já está liberada a Estrada do Donato (RJ-190), que tem início no km 108 da BR-101 Sul e dá acesso para diversas localidades da Região do Imbé.
Devido as prolongadas chuvas nos últimos dias no Imbé, na Região Serrana de Campos, a Estrada do Donato, uma das principais estradas vicinais que liga várias localidades e é uma das vias de escoamento da produção agropecuária e das micro indústrias de laticínio, ficou interditada em diversos pontos devido à queda de barreiras e, inclusive, alagamentos.
“Mediante a importância da estrada para os moradores e produtores rurais da região, a Prefeitura de Campos adotou providências imediatas e, para remover as barreiras que deslizaram para o leito da estrada, homens das Secretarias de Agricultura e de Defesa Civil entraram em ação e toda a extensão da Estrada do Donato, desde a BR-101 até a região das Cachoeiras do Rio Mocotó já está liberada. Nos pontos com alagamentos, realizamos valetas para drenagem da águas e não há mais nenhum trecho interditado”, destaca o secretário de Agricultura, Almy Junior.
Almy acrescenta que na região de Conceição do Imbé até a Lagoa de Cima, devido ao transbordamento da Lagoa de Cima nas áreas de estuário, houve também necessidade de intervenções para drenar as águas acumuladas em alguns pontos que causaram interdições na segunda (01) e terça-feira (02). “Mas também nestes pontos, tanto as pequenas agroindústrias (queijarias) quanto os produtores rurais já estão transitando sem pontos de impedimentos na estrada”, informa o secretário.