A Prova Ciclística de São Salvador, adiada da data habitual, no mês de agosto, em função da pandemia Covid-19, acontecerá neste domingo (07), cumprindo calendário da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj). Com início às 7h e previsão de término para 14h, o evento, um dos mais tradicionais e antigos do país na modalidade, que conta com a parceria da Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), vai homenagear o maior nome do ciclismo regional, Fabiele Mota, 43 anos, campeão da prova em 2009.
Com a participação de 180 inscritos, distribuídos em 24 categorias, a novidade da 76ª edição da prova é a inclusão da categoria Master B, com atletas a partir de 70 anos. A expectativa dos organizadores é de que seja uma competição bastante técnica, principalmente a Regional, com atletas de Campos, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra.
Como parceira, a Prefeitura de Campos cuidou de toda a infraestrutura para a realização da competição. O circuito foi vistoriado e melhorias foram providenciadas. No local da largada estão sendo instalados banheiros químicos e ainda 25 profissionais voluntários da FME estarão atuando durante a prova.
O circuito da 76ª Prova Ciclística terá 3.650 metros. A largada será na Praça do Liceu, em frente à Câmara Municipal, mesmo ponto da chegada. O percurso envolve a Avenida Alberto Torres, 28 de Março, Rua Tenente Coronel Cardoso e Avenida Dr. Hélio Póvoa.
CATEGORIAS EM DISPUTA – Com 180 atletas, a competição terá 4 baterias e 24 categorias, com largadas entre 7h30 e 7h33: Masters B1 e B2, com 65 minutos de prova; Sub-30 e Júnior Masculino (55min); Master D1, D2 e E (50min); Infanto/Juvenil, e Paraciclismo PNE (40min) A segunda bateria terá início às 8h45, reunindo somente os cadeirantes, em uma volta.
A terceira bateria largará entre 9h15 e 9h17, contemplando as categorias Master A1e A2, com 65 minutos de duração; Elite, Masters A, B, C, D e Feminino (55min); e Open (50 min). A quarta bateria largará entre 10h40 e 10h42, com as categorias Regional, disputada em 85 minutos; Elite Masculino e Sub-23, com 75 minutos de prova; e finalmente, Masters C1 e C2, em 60 minutos.
O HOMENAGEADO – Nascido em São Francisco de Itabapoana, Fabiele Mota é o maior representante do ciclismo regional. Aos 43 anos, coleciona conquistas importantes, como o título em 2009 da tradicional prova. Integrou a Seleção Brasileira de Ciclismo, em 2007, no Panamericano de Caracas; foi campeão do ranking brasileiro de 2012, tendo conquistado a Copa Light, um ano antes. Disputou provas nacionais e internacionais sempre com excelente desempenho.
Na Prova Ciclística de São Salvador, Fabiele Mota, além do título de 2009 foi vice em 2006, e, por três vezes, terminou a prova em terceiro lugar. Foi ainda uma vez quarto colocado, e duas vezes concluiu na quinta posição. Neste domingo, ele estará disputando a Categoria Master B1 e é um dos favoritos ao pódio.