Em 8 de janeiro de 1935, em Memphis, Estados Unidos, nascia Elvis Aaron Presley, o homem que viria a ser cultuado como o rei do rock. Elvis colecionou polêmicas e milhares de fãs ao redor do mundo. Até hoje é lembrado como um dos maiores nomes da história da música.
Elvis Aaron Presley é um dos nomes mais importantes e influentes da música mundial. Pioneiro na história do ritmo rock and roll, o cantor conquistou o estrelato com um estilo único de cantar e interpretar as composições e tornou-se uma referência quando o assunto é a cultura pop, com diversas aparições nas telonas do cinema mundial.
Nesta sexta-feira, 8 de janeiro de 2021, completam-se 86 anos do nascimento de Elvis Presley. O garoto de Mississippi (EUA), lembrado pelo visual elegante acompanhado sempre de um belo topete, construiu um legado histórico que está perpetuado mundialmente em discos, filmes e apresentações espetaculares.
Onde tudo começou
Presley nasceu e sobreviveu ao parto de gêmeos univitelinos, no qual o irmão faleceu. Conviveu com constantes furacões na região estadunidense em que morava e também em meio a conflitos étnicos dentro da população norte americana. Durante parte da infância, teve apenas a mãe ao lado, visto que o pai estava preso.
Após a liberdade do pai, o garoto começou a investir em shows de talentos musicais. Companheiro fiel do violão e amigo de boas horas do piano, o jovem garoto começou a se destacar com composições e regravações que executava com novas versões.
O Rei do Rock
O posto mais alto da realeza não pode ser entregue para qualquer pessoa. Dono de músicas emblemáticas como Can;t help falling in love, My way e Always on my mind, e pioneiro no estilo musical norte americano denominado Rock and Roll, Elvis consagrou a carreira toda apoiado em uma potente voz. Confira o áudio oficial de uma das composições do cantor:
Discos e músicas
Com mais de 50 discos presentes na discografia da carreira, Presley conta com tantas canções interpretadas durante as duas décadas dedicadas ao mundo musical que é difícil mensurar o número correto de músicas do astro norte americano. Discos como Elvis Presley (1956) que foi o primeiro disco completo da carreira, Elvis is back! (1960) que foi o disco lançado após a volta do exército, Elvis Aloha from Hawaii que foi uma das gravações ao vivo do cantor (1973) e His hand is mine (1960) que é dedicado à mãe, que faleceu ano antes, são alguns dos inúmeros e marcantes discos do cantor.
Mundo do cinema
Além de Rei do Rock, também tornou-se ícone no cinema! Com participação em 31 filmes entre 1956 e 1969, Elvis Presley estreou em Ama-me com ternura e fez a última aparição nas telonas em Ele e as noviças, contracenando com a comediante Mary Tyler Moore. No YouTube, existe a gravação completa do primeiro longa que a estrela do pop participou.
Conheça abaixo algumas curiosidades sobre sua vida.
1. Presente para a mãe
Quem hoje celebra a carreira memorável de Elvis Presley, não imagina que as primeiras canções gravadas por ele eram apenas um presente para sua mãe, Gladys. Aos 18 anos, em 1953, Elvis, entrou no estúdio para cantar e registrar na história as músicas My Happiness e That's When Your Heartaches Begin. Dando início ao que viria ser uma carreira lendária.
2. Serviço militar
No dia 24 de março de 1958, Elvis foi recrutado para servir nas Forças Armadas Americanas. Acreditando que o fato iria impulsionar sua carreira, o astro aceitou. Durante 18 meses, permaneceu em uma base militar na Alemanha. Lá, cumpriu funções normais dos soldados, como fazer exercícios e montar guarda nos portões.
3. Figurino
O icônico macacão branco brilhante de Elvis foi desenhado por ele mesmo. A peça foi inspirada em seu quimono de karatê, arte na qual o músico era faixa preta. A ideia era usar uma roupa que o tornasse memorável, tais quais os artistas de sua época, como Frank Sinatra, que ficou eternizado em seus elegantes ternos.
4. Carreira
Durante os 24 anos de carreira, Elvis gravou cerca de 700 músicas e estima-se que ele tenha vendido até os dias atuais pelo menos 1,5 bilhão de discos. Apesar do grande feito, o astro não é creditado como autor de nenhuma de suas canções e, nunca chegou a performar um show fora da América do Norte, o mais longe que ele chegou a ir foi ao Canadá, em 1957.
5. Graceland
A famosa mansão de Elvis, apelidada de Graceland é ponto turístico nos Estados Unidos — não só entre os fãs do músico. Adquirida pelo cantor em 1957, o terreno abriga uma igreja, 25 quartos e uma sala de TV. Em 1982, a propriedade foi aberta ao público como museu, e hoje pertence à Lisa Marie Presley, filha de Elvis. A enorme residência é a segunda mais visitada dos EUA, ficando atrás apenas da Casa Branca.