O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, recebeu do Ministério da Saúde, na manhã de desta segunda-feira (18), na Base Aérea do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, um lote de 487.520 doses de vacina contra a Covid-19 destinados para o estado do Rio de Janeiro. O imunizante virá para o estado de avião. O governo informou que a vacinação será iniciada às 17h, desta segunda, no Cristo Redentor.
O governo do Estado também informou, através das equipes técnicas da Secretaria de Estado de Saúde, que está preparado para a orientação e o apoio na aplicação das vacinas Coronavac e Oxford/Astrazeneca a todos os 92 municípios do Rio de Janeiro, de forma simultânea e proporcional.
— Essa é uma vacinação para todos, sem discriminação, mantendo e respeitando as instituições. Confiamos nos técnicos da Anvisa, no Plano Nacional de Imunização e agora todos os estados, todos os municípios, juntos, serão atendidos. Será uma vacina para todos — chegou a declarar o governador em exercício Cláudio Castro.
A primeira fase prioriza os trabalhadores de saúde, a população idosa a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência e população indígena. A segunda fase inclui pessoas de 60 a 74 anos. A terceira fase prevê a vacinação de pessoas com comorbidades. A quarta fase abrangerá professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.
Nesta segunda-feira, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, resolveu antecipar o início da vacinação nos estados brasileiros, que estava previsto para a próxima quarta-feira (20). Ao lado de governadores, Pazuello participou, nesta manhã, do ato simbólico de entrega de 4,6 milhões de doses da Coronavac no Centro de Logística do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.