Trabalhadores cadastrados no Balcão de Oportunidades de São João da Barra representam atualmente 58% da mão de obra contratada nas obras da termelétrica do Consórcio Gás Natural do Açu (GNA). O percentual equivale a 482 vagas, ocupadas por sanjoanenses construção do empreendimento.
Os dados foram divulgados esta semana pelo Balcão de Oportunidades, vinculado à Superintendência de Trabalho e Renda da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico.
O espaço é a fonte de consulta para a aquisição de mão de obra, com cadastro de currículos tanto na forma presencial como on-line (https://prefeiturasjb.wixsite.com/curriculos), contabilizando em um período de um ano mais de 7 mil inscritos.
Para o superintende de Trabalho e Renda, Sávio Saboia, esse número de contratações é o resultado das ações do governo municipal e do diálogo permanente com as empresas situadas no complexo portuário do Açu. “Estamos trabalhando para que, cada vez mais, sanjoanenses possam ocupar essas vagas, assim como outras na região”, pontuou.
Uma das iniciativas para aumentar esses números, de acordo com superintendente, foi a criação da Comissão de Trabalho, Tecnologia e Educação (Comtrate) em 2017, formada por membros das secretarias municipais de Educação e Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, por meio da Superintendência de Trabalho e Renda e Instituto Fluminense de Educação (IFF).