(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
Em comemoração aos 196 anos da Independência do Brasil, terá início em São João da Barra, nesta terça-feira, 4, em Cajueiro, às 9h, a Semana da Pátria, com palanque das autoridades montado nas proximidades da escola João Flávio Batista. O evento reunirá estudantes e bandas marciais das seguintes unidades escolares: Aldair Coutinho Machado (Cajueiro); Maria Viana de Abreu (Vila Abreu); Manoel Ducas de Brito (Caetá); João Batista Alves (Rua Nova Amparo) e a João Flávio Batista (Cajueiro).
Já às 10h, no palanque montado na avenida principal de Barcelos, terá início o desfile com as presenças das escolas e bandas: Maria da Conceição do S. Campos (Roças Velhas); Elysio de Magalhães (Barcelos); Grupo da Educação de Jovens e Adultos (EJA); João da Silva Ribeiro (Palacete); Centro Educacional Tia Nilza; Raimundo de Magalhães (Barcelos).
As comemorações prosseguem na terça, às 14h, em Cazumbá, onde um palco será montado nas proximidades da praça local, com a presença de autoridades. Estudantes e bandas marciais das escolas Luiz Délio Mendonça (Campo de Areia); João Coelho (Cazumbá); Luiz Gomes da Silva Neto (Enjeitado); Ângelo Antônio Mendonça (Concha 1) e Manoel de Souza Gomes (Estrada da Coruja) participam do ato cívico.
A Semana da Pátria terá continuidade na quarta-feira, 05, às 9h, no Açu, e às 14h, em Mato Escuro, no 5º distrito. Na quinta-feira, 06, às 9h, em Atafona, e às 15h, em Grussaí.
O desfile oficial acontece no dia 7, sexta-feira, na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, na sede do município. A programação inicia às 9h, com hasteamento das bandeiras por autoridades na Praça São João Batista. A partir das 10h, começa o desfile cívico com a presença das escolas municipais e particulares e entidades militares e civis.
“Esta data é uma oportunidade de reflexão sobre o sentido do patriotismo e o contexto histórico da Independência do Brasil, e constituem momentos de trabalhos em sala de aula sobre questões de cidadania, ética e símbolos pátrios”, frisou o secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, que acrescentou: “Aguardamos toda a população sanjoanense para prestigiar este ato de amor à pátria, quando celebramos a independência do Brasil de Portugal, declarada em 1822”.