A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, e o vice-prefeito, Alexandre Rosa, receberam na quarta-feira, 17, representantes do Sebrae e empresários para uma reunião de análise e avaliação do 1º Festival Gastronômico Sabores da Barra. Com público de 27 mil pessoas e movimentação financeira de R$ 650 mil, foi unanimidade entre os participantes o sucesso do evento, que estimulou a cultura gastronômica, o turismo e a economia local.
Para a prefeita Carla Machado, parceria e união foram fundamentais para o sucesso do grande evento, que aconteceu em abril. “Desta forma, fomentamos o turismo e a economia, gerando lazer e entretenimento para a população”, disse Carla, que aproveitou o encontro para propor e discutir políticas públicas de fortalecimento do setor gastronômico.
Para a consultora do Sebrae, Adriana Barreto, a experiência positiva e a motivação do setor gastronômico formam um ambiente propício para o fortalecimento e o desenvolvimento. “Agora é preciso que o grupo se reúna e se fortaleça cada vez mais no processo coletivo de organização e independência econômica”, disse Adriana, ressaltando a necessidade de conscientização do potencial existente ofertando produto e serviço de qualidade.
Os representantes da Liga Gastronômica de Campos Goytacazes, Marcelo Oliveira e Eliana Araújo, participaram da reunião mostrando a importância da criação de uma Liga. “Para o grupo prosperar de forma segura, alcançando um resultado satisfatório, é preciso capacitação, planejamento e união. Com isso, todos saem ganhando”, disse Marcelo.
A reunião contou com a presença do analista do Sebrae, Fabrinio Peçanha, do gerente geral da B2B Empreendimentos, Aluízio Castro. Representantes dos artesãos sanjoanenses, cooperativas, associações e secretários municipais também estiveram presentes.
Fonte: Ascom PMSJB