Seis equipes de fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) realizam, desde a última segunda-feira (22), em Campos uma operação de fiscalização em postos de combustíveis, pontos de táxis, restaurantes de comida a quilo e comércios que utilizam balanças para pesagem de mercadorias. Nos 17 postos vistoriados, 161 bombas medidoras foram analisadas e 47 foram lacradas e autuadas por apresentarem irregularidades. A operação continua até amanhã, dia 25.
Ainda durante a operação, cinco restaurantes de comida a quilo foram autuados por apresentarem irregularidades e lesarem o consumidor com erro no peso do prato. Das três oficinas permissionárias pelo IPEM-RJ para realizar atualização dos taxímetros, uma foi autuada e duas foram notificadas. Nenhum táxi do município fiscalizado pela equipe do instituto apresentou irregularidades durante a operação.
De acordo com o presidente do órgão, Marcus von Seehausen, as operações serão realizadas em todo estado para garantir que o consumidor tenha o seu direito seguro.
– Vamos ter ações em todas as cidades do interior para que o consumidor não se sinta lesado. Nossas equipes estão trabalhando intensamente para levar segurança ao consumidor fluminense – explicou o presidente, acrescentando que, durante a operação em Campos, uma loja de material de construção foi autuada por não possuir medida materializada para comercialização de mangueiras e cordas.
Os estabelecimentos autuados terão dez dias para apresentarem defesa junto ao órgão e, caso sejam multados, o valor varia entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão. Para dúvidas ou denúncias o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-RJ através do telefone 0800-282-3040 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.rj.gov.br
Fonte: Ascom