quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

São João da Barra: Participação em Seminário de Saúde e Saneamento Básico

(Fotos: Divuilgação)
O secretário de Saúde de São João da Barra, José Antônio Paulo Fonseca - representando a prefeita Carla Machado - e o subsecretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Luiz Fernando Duarte Aquino, participaram do 1º Seminário de Saúde e Saneamento Básico, realizado quarta-feira, 12, em Grussaí, pelo Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC), um projeto de mitigação do licenciamento ambiental federal da Petrobras conduzido pelo Ibama. 

O objetivo foi discutir políticas públicas na área de saúde, levantar as demandas da comunidade, mostrar a experiência virtuosa dos hospitais municipais e debater a possibilidade de construção de um hospital no município.

A responsável pelo projeto NEA-BC em São João da Barra, Flávia Rabello, disse que o Seminário proporcionou um diálogo importante entre a equipe da Secretaria de Saúde e a população no sentido de explicar o funcionamento do sistema de saúde no município, de acolher as demandas da população e, ainda, para deliberar a formação de uma comissão que vai contribuir para estreitar o diálogo entre o poder público e a sociedade civil.

“Nossa participação foi interessante para mostrar à população e ao NEA-BC a amplitude dos serviços de saúde desenvolvidos no município e torná-los multiplicadores dessas informações”, declarou José Antônio, relatando a importância da população ter a visão do atendimento de saúde descentralizado.

– Nós temos, por exemplo, além da Santa Casa de Misericórdia, atendimentos emergenciais no Açu, Mato Escuro, Barcelos e Grussaí, e parte dos moradores que residem nesses locais e nas proximidades, devido a questões de mobilidade, vem para Santa Casa, tendo o atendimento emergencial bem mais próximo da sua residência, com unidades estruturadas, contendo todos os equipamentos, prontas e, inclusive, com leitos disponibilizados – explicou o secretário.


“Esse Seminário foi importante também para troca de experiência e para nos proporcionar uma visão diferenciada e avaliativa de outros municípios, que nos deram um gancho de mostrar o quão importante a gestão atual considera a saúde e também o quanto nós estamos fazendo pela saúde municipal”, complementou José Antônio, acrescentando que sugestões ou outras situações que venham agregar à gestão pública algum tipo de avanço são fundamentais.

Apresentação de um vídeo sobre garantia e acesso à saúde palestras sobre construção e manutenção do Hospital Municipal do município de Porto Real, e sobre saneamento básico integraram a programação.

“Ficou esclarecido no Seminário que, óbvio, precisamos futuramente ter um hospital, mas comprovamos também que atualmente a Santa Casa funciona como hospital, uma instituição filantrópica centenária que vem atuando de forma digna com o sanjoanense”, finalizou o secretário, enfocando que a necessidade do hospital não é o sinônimo de que não está tendo atendimento de saúde para população sanjoanense.

Participação da Secretaria de Meio Ambiente - A secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, Joice Pedra, participou do Seminário falando sobre saneamento básico e as medidas adotadas em relação ao meio ambiente e que têm como objetivo promover a saúde dos cidadãos, garantir qualidade de vida e preservação dos recursos naturais.

"Abordamos, na oportunidade, quatro pilares do saneamento básico: sistema de esgotamento sanitário; sistema de abastecimento de água potável, manejo de resíduos de sólidos e drenagem pluvial urbana", ressaltou a secretária.








Fonte: Secom PMSJB