sábado, 22 de dezembro de 2018

Câmara de SJB encerra legislatura com 662 matérias aprovadas

(Foto: Paulo Pinheiro)
Após realizar a última sessão ordinária, ontem (19), a Câmara de São João da Barra entrou em recesso. O presidente da Casa, Aluizio Siqueira, faz um balanço positivo dos trabalhos deste ano, quando os parlamentares aprovaram um total de 662 matérias, entre projetos de lei (81), requerimentos (181), indicações (343) e moções. As proposições aprovadas pelo plenário dizem respeito a melhorias em vários aspectos: iluminação pública, abastecimento de água potável, implantação de serviços de Saúde, lazer calçamento de ruas, construção de creches, Cultura, Educação, Transporte, Meio Ambiente.Entre os projetos de lei de autoria do Legislativo e já sancionados, destacam-se: um que trata da limpeza de terrenos particulares abandonados no município (do vereador Aluizio), outro que autoriza o Executivo a instituir o Programa de Coleta Seletiva de Lixo Eletrônico e Tecnológico na zona urbana e rural do município (de Elísio Rodrigues), outro que prioriza o atendimento em estabelecimentos públicos e privados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e institui a Campanha Municipal de Prevenção ao Suicídio (ambos do vereador Alex Firme). 


Aluizio deixa a presidência

Após três mandatos consecutivos, Aluizio Siqueira se despede do cargo de presidente no próximo dia 31. Ele passará a cadeira para o vereador Alex Firme (PP), mas continuará fazendo parte da Mesa Diretora, como vice-presidente. Nesses seis anos em que administrou a Câmara, fez importantes ações, como exemplo, a obra de acessibilidade no plenário, que passou a ter uma plataforma elevatória (antes disso, o único meio de acesso à Câmara era por escadaria). Houve também a criação de um novo site com muitos recursos, entre eles, a videoteca onde é possível assistir a todas as sessões na íntegra. Aluizio também deu continuidade ao projeto Câmara Cultural, iniciado na gestão do ex-presidente Gerson Crispim. Além disso, implantou novos eventos como o Parlamento Jovem, o Diploma Mulher Cidadã Narcisa Amália e os prêmios, Pai Talento e Melhor Idade. Também foi iniciada em sua gestão, a confecção de um livro (escrito pelo professor Fernando Lobato) sobre a história do Legislativo sanjoanense - obra prevista para ficar pronta até o fim do mês. 

–– Fechamos essa legislatura com bastante trabalho, buscando sempre trazer a população aqui para a Câmara. Só tenho a agradecer aos colegas vereadores, aos funcionários que trabalham com muita dedicação, e dizer que continuarei colaborando para o crescimento de SJB, que ainda tem muito a crescer; e trabalhando por essa gente maravilhosa, que nos dá força e também faz crítica. Mas a critica quando é boa, a gente ouve, absorve e transforma em solução para a qualidade de vida de nossa população – conclui Aluizio.







Fonte: Ascom