domingo, 16 de dezembro de 2018

Carla Machado assina convênios para a área agrícola de São João da Barra

(Foto: Divulgação / Secom)
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, recebeu em seu gabinete o gerente-geral da Caixa Econômica Federal, Anastácio Leite, no último dia 14, para assinatura de dois convênios junto ao Governo Federal que irão dinamizar os serviços para melhor atender os produtores rurais. A Caixa é o órgão executor dos recursos. Na próxima quinta-feira, dia 20, haverá um pregão para aquisição de tratores, quipamentos e veículos.

O primeiro convênio é com o Ministério da Agricultura, oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Paulo Feijó, no valor de R$ 479 mil, para aquisição de três tratores; quatro grades aradoras; uma roçadeira e uma enxada rotativa com encanteirador e adubadeira. Já o segundo, foi de proposta voluntária para o programa Mulheres em Campo, na Secretaria Especial de Desenvolvimento Agrário, de R$ 185 mil, para aquisição de um trator e de um veículo pick up.

"Esses convênios representam o desenvolvimento e o avanço da Secretaria de Agricultura, fundamental para proporcionar aos pequenos produtores condições de aumento de produção e, consequentemente, geração de trabalho e renda", disse a prefeita Carla Machado, acrescentando que a meta também é fomentar, valorizar e fortalecer a produção das mulheres no campo.

O secretário de Agricultura, Osvaldo Barreto, relatou que atualmente o atendimento é feito com um número restrito de máquinas, e com seis tratores aumentará quantidade de atendimentos, de forma muito mais rápida, podendo atender dentro do período de plantio de cada cultura.


"Pretendemos, em 2019, ter uma produção muito maior com base na possibilidade de oferta de mecanização agrícola que estaremos fazendo com esses novos equipamentos, além da ampliação do projeto Diversificação da Cultura, que estimula o produtor a plantar mais, ", concluiu Osvaldo, lembrando que o município é um grande produtor de abacaxi, maxixe e quiabo, e está entrando na atividade de aipim e batata doce.

Participaram da reunião de assinatura dos convênios o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Luiz Paulo Madureira; o subsecretário de Agricultura, José Maria Carvalho de Souza, e a gerente de projetos, Marcela Toledo. O responsável pelo projeto Patrulha Mecanizada, Carlos Wagner Barros; o engenheiro agrônomo Gustavo Perrout, e a responsável pelo agendamento de máquinas, Adriana Miranda, também estiveram presentes.








Fonte: Secom PMSJB