quinta-feira, 17 de abril de 2014

RUAS ALAGADAS NO PONTAL DE ATAFONA, DEFESA CIVIL EM ALERTA

(Foto: Divulagação)
A Defesa Civil e a secretaria de Meio Ambiente de São João da Barra estão em alerta no Pontal de Atafona para garantir a segurança de cerca de 20 famílias que tiveram suas casas alagadas. Com a elevação da maré chegando a 1m40, o ponto crítico de alagamento foi a última Rua do Pontal em direção à Foz do Rio Paraíba do Sul. A alta da maré foi provocada pela mudança climática dos últimos dias, sendo considerada normal e esperada pelos moradores nesta época do ano.

A elevação prosseguiu na tarde desta quarta-feira, 16, chegando a 1m30, como já estava prevista na tábua de maré. “Essa elevação é 10 centímetros a menos que ontem, o que significa que o período de maré alta já está passando”, disse o coordenador municipal de Defesa Civil, Adriano Martins de Assis.

Entre as medidas de socorro nesta área de risco está o esforço da prefeitura para retirada dos moradores que se recusam a deixar suas casas. Apenas duas famílias aceitaram a remoção cujo alojamento está a cargo da secretaria de Assistência Social por meio do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS.

As equipes de monitoramento vão permanecer em vigilância e auxiliam os moradores em quaisquer necessidades. A previsão é de que até às 22h desta quarta-feira o volume de água seja reduzido a 20 centímetros.
 
 
 
Fonte: Secom