quarta-feira, 9 de abril de 2014

ALUNOS PROTESTAM E PARAM TRÂNSITO DA RJ-216 A CAMPOS-FAROL

(Foto: Ralph Braz)
Alunos do Colégio Estadual Desembargador Álvaro Ferreira Pinto fizeram uma manifestação na RJ 216, estrada que liga Campos ao Farol de São Tomé, no fim da manhã desta quarta-feira (09) com cartazes e faixas que parou o trânsito por cerca de uma hora. O pedido dos estudantes é por mais ônibus no transporte Coletivo. Policiais do BPRv estiveram no local e ajudaram a coordenar o fluxo de veículos.

De acordo com o presidente da Federação Estudantil de campos (FEC), Maicon Maciel, o colégio estadual de Donana possui cerca de 800 alunos, divididos em três turnos e desde o início do ano letivo os atrasos dos alunos para chegarem à unidade escolar são constantes devido a falta de ônibus. “os alunos estão em período de provas e muitos estão perdendo os testes,pois levam horas no ponto de ônibus e quando o ônibus passa já está lotado e os motoristas não param quando vêem os estudantes no ponto”, informou o representante estudantil.

O colégio atende alunos de comunidades do distrito de Goitacazes, como Nova Goitacazes, Bulgalho, Tocos, além de outros bairros da área Central.

— Não podemos aceitar que o governo municipal não tome uma providência urgente. Eles falam que tem que esperar a licitação, mas não podemos esperar mais. Na semana que vem vamos protocolar um ofício no Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) na semana que vem solicitando uma reunião com o diretor do órgão para buscarmos uma solução — explicou o presidente da FEC.

Segundo a auxiliar de escritório, Jéssica Helena Nogueira, 24 anos, que mora em Saturnino Braga e trabalha em Donana, o problema não atinge apenas os alunos. “Nós que moramos aqui na baixada campista sofremos com falta de ônibus. Este ano o número de coletivo reduziu muito, principalmente após o verão. Agora os coletivos passam sempre lotados e quando estamos no ponto de ônibus, se tiverem alunos da rede pública, aí mesmo que o motorista não para. O que nos resta são as vans, que estão sucateadas e lotadas também”, contou Jéssica.

De acordo com Alexandre Oliveira, diretor técnico do IMTT, mensalmente são aplicadas cerca de 100 multas, incluindo a de excesso de passageiros. Alexandre disse ainda que as fiscalizações acontecem rotineiramente. O diretor técnico do IMTT, Alexandre dos Santos, informa que a situação do transporte será solucionado definitivamente assim que o município concluir o processo licitatório para a concessão de transporte público no município e que, na medida do possível, remaneja coletivos para melhor atender à comunidade.
 
 
Fonte: Folha da Manhã