quinta-feira, 17 de abril de 2014

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE EM CAMPOS COMEÇA DIA 24

(Foto: Gerson Gomes)
A Campanha de Vacinação contra a Gripe começa oficialmente, após o Feriado de São Jorge, no Estado do Rio. Em Campos, a meta é imunizar, aproximadamente, 111 mil pessoas a partir de quinta-feira (24). Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde criou uma estratégia diferenciada, que inclui vacinação dos acamados. A mobilização prossegue até o dia 9 de maio.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, 63 salas fixas de vacinação estarão oferecendo as doses no município. “Além disso, três postos volantes também ofertarão a vacina: PU da Saldanha Marinho, PU de Guarus e Clube da Terceira Idade, no Parque Tamandaré. Vamos levar a vacina também para os hospitais, presídio e Casa de Custódia”, afirmou.

O diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, explica que, no sábado (26), será o Dia de Mobilização Nacional contra a Gripe. Nesta oportunidade, a equipe da Imunização levará a vacina para os idosos dos três asilos da cidade. “Nosso diferencial em Campos é que também vacinamos os acamados em casa. O agendamento deverá ser feito pelos telefones (22) 2726-1378, 2722-0805 ou 2733-2820”, disse o diretor.

Público-alvo - Serão vacinados idosos, gestantes, crianças de seis meses a 4 anos, mulheres no período de até 45 dias após o parto, indígenas, presos, doentes crônicos e profissionais de saúde. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (H1N1, H3N2 e influenza B). A novidade da campanha deste ano é a ampliação do público-alvo infantil. Na campanha passada, apenas as crianças de seis a 23 meses recebiam a vacina. Este ano a faixa etária foi estendida até os 4 anos.

Orientações - As crianças precisarão tomar duas doses da vacina, sendo a segunda administrada 30 dias após a primeira. Para os portadores de doenças crônicas é necessária a apresentação de prescrição médica com a indicação do imunizante. Mulheres no pós-parto devem apresentar algum documento que comprove terem dado à luz no período previsto pela campanha.
 
 
 
Fonte: Ascom