O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) implantou, na madrugada desta terça-feira (28), ciclofaixas nas ruas Barão da Lagoa Dourada e Barão de Miracema, em Campos dos Goytacazes. Com a mudança, estas ruas deixam de contar com estacionamento de carros no entorno da via.
A partir disso, cria-se, pela primeira vez na cidade, uma malha cicloviária interligando às principais ruas e avenidas da cidade, entre elas Alberto Torres e 28 de Março. Atualmente, Campos possui 55 quilômetros de malha cicloviária. Destes, 15,5 quilômetros são de ciclofaixas. Até 2014, meta é implantar mais 12 quilômetros ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota.
“A rua Barão de Miracema vai fazer parte de um sistema cicloviário que vai ligar Guarus a avenida 28 de Março. A ciclofaixa na Barão da Lagoa Dourada atende a população escolar do IFF, Liceu e demais escolas da redondeza. Estamos avaliando e estudando, junto com o IMTT, adaptações para minimizar os impactos tais como áreas de embarque e desembarque escolar, de carga e descarga, tolerância de estacionamentos em horários específicos, e outros que forem surgindo”, explicou o subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, alertando os usuários a ficarem atento com as sinalizações instaladas nestas ruas.