A Prefeitura de São João da Barra realizou desde o início do ano 250 atendimentos de instalação e iluminação pública em todo o município, afetado pelo vento forte e pela maresia, que acabam danificando os equipamentos. O trabalho é realizado durante todo o ano e foi intensificado neste início de verão para atender a demanda dos moradores e veranistas.
“As demandas são atendidas mediante ordem de serviço, mas são realizadas também rondas de manutenção preventiva e corretiva por seis equipes com caminhões cesto aéreo em todos os distritos para identificar eventuais anormalidades”, explica o secretário municipal de Obras e Serviços, Alexandre Rosa, acrescentando que, em caso de necessidade, há trocas de lâmpadas, reatores, bases, relés, contactores, entre outros, para que o ponto de iluminação seja normalizado.
A solicitação dos serviços de manutenção de iluminação pública pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretaria Municipal de Obras e Serviços (que está funcionando em novo endereço, na Rua dos Passos, 510), pelo telefone (22) 3199-9631 – ramal 378 ou pelo iluminasjb@sjb.rj.gov.br. É necessário informar a localidade, nome da rua, número da casa, ponto de referência, telefone de contato e especificar o tipo de serviço a ser realizado.
Após a solicitação o atendimento é feito em um prazo máximo de cinco dias úteis. O serviço é desenvolvido de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, com equipes de emergência, caso haja alguma intercorrência de grande porte na iluminação pública.
“Realizamos continuamente serviços durante o ano, mas nesta época o trabalho é intensificado devido o aumento populacional, que gera aumento do consumo de energia elétrica, ocasionando queda de energia e, consequentemente, danos a alguns equipamentos de iluminação pública que acabam não suportando a oscilação”, afirma o gerente de Iluminação Pública, João Luiz Pedro da Silva.