O governador Cláudio Castro e o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, inauguraram, nesta segunda-feira (20/12), quatro equipamentos de treinamento tático de tiro da corporação. Os estandes ficam em uma área de 200 mil metros quadrados, em Ramos, Zona Norte da capital, que começa a ser transformada no maior complexo de treinamento tático de tropas policiais especiais e convencionais do país.
- Para termos uma Segurança Pública de qualidade, precisamos oferecer a melhor infraestrutura para os nossos policiais. Estamos formando novos soldados, cuidando da saúde de nossos policiais e, como hoje, desenvolvendo equipamentos que vão ajudar no treinamento da Polícia Militar - disse o governador Cláudio Castro.
Localizada estrategicamente numa região do bairro de Ramos entre a Baía de Guanabara e a Avenida Brasil, a área abrigará as novas sedes do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, duas unidades subordinadas – o Batalhão de Ações com Cães (BAC) e o Grupamento Aeromóvel (GAM) – e um conjunto de equipamentos e instalações para treinamento de alta performance. Nesse local, que abrigou no passado o 24º Batalhão de Infantaria Blindada do Exército Brasileiro, já está funcionando a sede definitiva do Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial (CIEsPP) e a base provisória do COE.
- A inauguração desse equipamento é a concretização de um antigo sonho da corporação. Ter uma Polícia Militar preparada, treinada e bem qualificada é essencial para o Estado do Rio de Janeiro - disse o secretário de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.
Serão três estandes de tiro – dois com 25 metros e um com 100 metros – e uma casa de tiro modular para treinamento em espaço confinado. A casa de tiros, que poderá ter de dois a dez cômodos, contará também com a instalação de uma torre de 10 metros para treinamento de rapel. Esses quatro equipamentos representaram um investimento de R$ 15,3 milhões do orçamento da Secretaria de Polícia Militar.
A maior parte dos projetos previstos, entre os já orçados e os que estão fase de planejamento, ficará a cargo da Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura (Seinfra), como a construção da nova sede do COE, já iniciada, e dos novos quartéis do BAC e do GAM. As três sedes representam um investimento de R$ 25 milhões, previsto na estrutura orçamentária da Seinfra.
Outros empreendimentos previstos:
- nova torre para instruções de sniper com duas salas de aula;
- pista de pentatlo militar;
- piscina semi-olímpica com tanque tático;
- ginásio desportivo, com pista de corrida;
- previsão de novas instalações para a divisão de saúde operacional;
- núcleo de apoio às operações especiais, com um cais para pequenas embarcações;
- infraestrutura hidráulica, elétrica, sanitária, pavimentação e urbanização de toda a área;
- posto de abastecimento de combustível, projeto em parceria da SEPM com BR distribuidoras.