O combate ao mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya, será intensificado no período de verão em São João da Barra com a realização de seis mutirões entre os dias 7 de janeiro e 24 de fevereiro. Serão 100 agentes percorrendo cerca de 6.500 imóveis nos seis distritos do município (cronograma ao final da matéria).
A estratégia de atuação foi definida em reunião nesta terça-feira, 21, com participação de integrantes no Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ). "O objetivo é alcançar áreas com maior dificuldade de visitas normais durante o ano e algumas consideradas críticas, onde encontramos maior número de focos durante o ano", explica o diretor no NCZ, Marcos Machado.
Além das visitas domiciliares para eliminação de focos do mosquito em ralos, caixas d'água, cisternas e garrafas, os mutirões envolvem tratamento perifocal em ruas e terrenos. Ferros-velhos, borracharias e barcos de pesca também são visitados e ações educativas com distribuição de panfletos realizadas.
Entre os dias 9 e 15 de janeiro os agentes estarão em campo também para a coleta de amostras, que serão utilizadas para o Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Após a coleta, o material será analisado pelo NCZ e o resultado enviado à Secretaria de Estado de Saúde para a classificação quanto ao risco do município.
O último LIRAa realizado em São João da Barra, entre 17 e 23 de outubro, apontou risco 1,0, médio (situação de alerta). A classificação média se mantém até 3,9 e acima de 4,0 o risco é considerado alto.
Cronograma dos mutirões:
7 de janeiro
Sede (Água Santa), Atafona (Baixada), Grussaí (Lagoinha) e Grussaí (Nova Grussaí)
21 de janeiro
Atafona (Cehab), Açu e Palacete
28 de janeiro
Sede (Nova SJB), Atafona (Vila Esperança), Degredo, Grussaí (N. S. Aparecida) e Grussaí (Renan)
4 de fevereiro
Atafona (Coreia), Barcelos, Açu e Palacete
11 de fevereiro
Sede (Chatuba), Atafona (Carrapicho), Cajueiro, Grussaí (N. Sra. Aparecida) e Grussaí (Figueira)
24 de fevereiro
Sede (Centro), Roças Velhas, Grussaí (Telê Santana) e Grussaí (proximidades do DPO)